onda roxa
Divinópolis e os demais municípios da macrorregião Oeste decidiram aderir a ‘Onda Roxa’ do Plano Minas Consciente a partir deste domingo, 13. As medidas serão publicadas de forma conjunta neste domingo. Mas já foi adiantado que haverá Toque de recolher das 20h às 5h.
De acordo com o prefeito da cidade de Itapecerica, a fiscalização ficará a cargo do de cada prefeitura e também da Policia Militar.
Nessa fase – que, a princípio, tem duração de 15 dias – só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão, com exceção dos trabalhadores envolvidos com as atividades essenciais, deverá ser justificado. A fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.
Algumas atividades essenciais, a exemplo de siderurgias, borracharias e serviços de delivery, que precisam funcionar durante a madrugada, não terão restrições do toque de recolher, entre 20h e 5h.
Foi publicado neste sábado(13), a deliberação 136, que traz flexibilizações sobre os serviços de delivery. Antes restrito ao funcionamento apenas até as 20h, que à partir de agora, passam a funcionar sem limitação de horário.
As regras para os municípios que estiverem na onda roxa incluem a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.
Restrições
Serviços considerados essenciais pelo Minas Consciente:
Onda Roxa entra em vigor em Divinópolis já a partir deste domingo (14)