Pular para o conteúdo

Divinópolis já registra 73 casos de paternidade ausente em 2025

Image

Divinópolis registra, até o momento, 2.672 nascimentos em 2025, e entre eles um dado preocupa: 73 crianças foram registradas sem o nome do pai. O número parcial praticamente alcança o total de casos de paternidade ausente registrados em todo o ano de 2024, quando 86 recém-nascidos tiveram apenas o nome da mãe no registro civil.

A alta proporcional neste início de ano chama a atenção de profissionais que acompanham questões familiares e de proteção à infância. A ausência do reconhecimento paterno, segundo especialistas, afeta não apenas a estrutura emocional das famílias, mas também garante menos acesso a direitos, como pensão alimentícia, herança e vínculo legal.

O cenário geral de nascimentos permanece estável no município. Em 2024, Divinópolis contabilizou 2.725 registros de nascimento, número próximo ao observado até agora em 2025. Já quanto aos óbitos, houve redução: 1.558 mortes foram registradas neste ano, contra 1.830 no ano passado.

Com mais nascimentos do que mortes, a cidade mantém saldo natural positivo.