fbpx
Pular para o conteúdo

Diego Espino é nomeado para gabinete de deputada estadual

Diego Espino é nomeado para gabinete de deputada estadual
Diego Espino é nomeado para gabinete de deputada estadual Foto:MPA/ALMG

O ex vereador de Divinópolis, Diego Espino (PSC), foi nomeado pela deputada estadual Lud Falcão (Podemos), na terça-feira (9), para o seu gabinete na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Diego Espino perdeu o mandato no mês de novembro de 2023, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou os votos da chapa que Diego se candidatou, considerando fraude à cota de gênero. O TSE reconheceu que três candidaturas de mulheres da chapa eram “laranjas”, ou seja, lançadas apenas para que o PSL cumprisse o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas exigido aos partidos em eleições proporcionais.  

Em nota ao MPA, a deputada alegou que a nomeação seguiu todos os trâmites legais. O ex-vereador de Divinópolis ganhará R$ 5.514,87 para trabalhar seis horas diárias. Veja nota na íntegra:

“O servidor Diego Espino foi nomeado no gabinete da Deputada Lud Falcão para, juntamente com a sua equipe, colaborar com a atuação da parlamentar em prol da população de Minas Gerais. O ato seguiu todos os trâmites legais. A pauta feminina sempre foi e sempre será prioridade para o mandato da Deputada Lud Falcão. Mulher, mãe de 2 filhos e primeira dama de Patos de Minas, a parlamentar vem realizando um intenso trabalho dedicado a essa causa. Entre suas ações estão a alocação de verbas em delegacias especializadas em crimes contra a mulher, a realização de reuniões e fóruns de debates sobre o tema e um inédito edital de emendas parlamentares com o objetivo de contemplar entidades de apoio às mulheres vítimas de violência”.

Em dezembro, em entrevista concedida ao Bom Dia Divinópolis, Diego lamentou a decisão do TSE. Ele afirmou que a decisão teve influência política já que o PSL era um partido ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Diego chegou a citar o período que teve a rede social bloqueada a pedido do Tribunal Superior Eleitoral. Diego ainda fez um balanço do mandato. Ele ficou três anos como vereador. Ainda durante a entrevista, ele disse que não podia afirmar se seria candidato na eleição de 2024.

Procurado na manhã desta sexta-feira (12), pelo MPA, para falar sobre essa nomeiação da deputada, até o fechamento da reportagem, o Diego não havia respondido.

Diego Espino é nomeado para gabinete de deputada estadual
Diego Espino é nomeado para gabinete de deputada estadual Foto:MPA/ALMG