Publicidade

Defesa Civil orienta população divinopolitana sobre o período chuvoso

Postado em 13/10/2021 12:27

No mês de setembro, o Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), lançou o Plano de Emergência Pluviométrica 2021/2022. O plano foi enviado às prefeituras, esclarecendo, passo-a-passo, como os municípios devem agir para, junto com o Estado, garantirem a integridade da população durante o período chuvoso.

O documento contempla a elaboração dos planos de contingência, o cenário climatológico para os próximos meses e as ações de resposta a possíveis desastres. Os envios de alertas, a decretação de situação de anormalidade, a assistência humanitária e o funcionamento do plantão também são detalhados no plano.

Em Divinópolis, após fortes chuvas nos últimos dias, a cidade amanheceu nesta quarta-feira (12/10), com sol, porém, de acordo com o Portal Clima Tempo, existe a possibilidade de pancadas de chuva a tarde e a noite.

Advertisement

Em entrevista com a Secretária da Defesa Civil, Keila Monteiro, ela explicou que Divinópolis tem o Plancon, que é o plano de prevenção de chuvas que é trabalhado anualmente. “Temos bairros na cidade que tem estruturas de imóveis bastante precárias. Realizamos um trabalho preventivo anualmente para evitar acúmulo de lixo, fazemos a retirada da vegetação de encostas. As dicas para a população é evitar colocar lixo fora de casa, antes do momento em que ele vai ser recolhido, porque entope a canalização causando inundações. Evitar também sair de casa quando estiver armando chuva. Em relação as árvores, quando chove há também os ventos, raios, causando muitas quedas de árvores. O motorista deve ficar atento porque o veículo é local seguro, mas quando é colocado debaixo de árvores, é perigoso por causa das quedas das árvores. É bom também evitar andar em enxurradas. Fazemos um trabalho com interação com o Corpo de Bombeiros, qualquer transtorno, ligar 193 Corpo de Bombeiros ou 199 para a Defesa Civil”, frisou. Acompanhe entrevista completa: Acompanhe entrevista completa:

 

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade