CSSJD realiza 1ª sessão de Radioterapia Pediátrica e amplia atendimentos da Oncopediatria - Portal MPA

Publicidade

CSSJD realiza 1ª sessão de Radioterapia Pediátrica e amplia atendimentos da Oncopediatria

Postado em 05/11/2021 11:43

CSSJD realiza 1ª sessão de Radioterapia Pediátrica e amplia atendimentos da Oncopediatria

Foto HSJD/CSSJD realiza 1ª sessão de Radioterapia Pediátrica e amplia atendimentos da Oncopediatria

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD inicia um importante capítulo de sua história ao realizar, no dia 10 de novembro, a primeira sessão de Radioterapia Pediátrica no Hospital do Câncer. Uma criança, de apenas dois anos, será a primeira paciente a passar pelo procedimento na instituição, dando continuidade ao tratamento de um neuroblastoma (tumor da glândula adrenal) com metástase na calota craniana.

A ampliação dos serviços do Hospital do Câncer representa a concretização de um importante sonho compartilhado entre o CSSJD e Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas – ACCCOM, uma vez que os pacientes infantis, atualmente, precisam se deslocar até a capital para realizar esse tratamento.

Para Diretora Presidente do Complexo de Saúde, Elis Regina Guimarães, este projeto e a ampliação deste importante serviço, elevam ainda mais o nome do São João de Deus. “Ao ampliar os serviços oferecidos pelo CSSJD, colocando mais um importante atendimento à disposição da comunidade, quebramos, mais vez, os paradigmas de que só há tratamento de qualidade nas capitais. Vamos sim, assumir a postura de referência, com muita dignidade, competência, caráter e principalmente com muito amor! Tudo isso, com o apoio incondicional da ACCCOM, que oferece sempre apoio incondicional aos nossos projetos de oncologia. Juntos, somos definitivamente apaixonados pela vida!”, acrescentou Elis.

Em parceria ACCCOM, a associação ainda disponibilizou para a instituição um carrinho de anestesia, que dará suporte às crianças que passam pelas sessões de radioterapia com ainda mais segurança.

Máscaras personalizadas

Realizado por meio de um aparelho semelhante aos de Raios-X e Tomógrafos, durante as sessões de radioterapia, o paciente fica deitado sobre o Acelerador Linear, que é direcionado para a área do corpo a ser tratada. Sendo na área de cabeça e pescoço ou crânio, o paciente usa uma máscara termoplástica que ajuda a manter a posição correta durante o tratamento, o que pode causar apreensão nas crianças.

E foi pensando em proporcionar aos pequenos pacientes, da Ala de Oncologia Pediátrica, um ambiente mais alegre, lúdico e descontraído, que o Radio-Oncologista do CSSJD, Dr. Jonathas Torraca, inspirado em um projeto do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, oferecerá às crianças máscaras para sessões radioterapia personalizadas.

De acordo com o especialista, “em casos de cânceres de cabeça e pescoço e sistema nervoso central para a eficácia do procedimento e proporcionar o direcionamento adequado do feixe de fótons que causará a irradiação e destruição celular, os pacientes fazem uso de uma máscara de imobilização, que podem causar desconforto e pânico nas crianças. Por isso, relacionar o momento do tratamento, com algo que elas gostem, proporciona momento mais acolhedor e humanizado”, comentou o médico.

Para concretizar este projeto, os pacientes contarão com o carinho e dedicação da Enfermeira Isabela Ribeiro Gontijo, que realizou um curso especial de personalização das máscaras. ”Estou muito feliz e lisonjeada em poder contribuir com um trabalho tão especial, trazendo conforto e colorindo o tratamento destas crianças”, disse Isabela.

Para a primeira sessão, a equipe multiprofissional da radioterapia adaptou a máscara, que será utilizada, para a personagem Peppa Pig, preferida da paciente infantil, para criar um clima de brincadeira e tornar mais fácil esse momento marcante da pequena na luta contra o tumor.

Além de estabelecer uma relação de confiança entre equipe e paciente, ações como esta refletem um dos valores do Complexo de Saúde São João de Deus, que é colocar o cliente como centro do cuidado, mostrando que todos os esforços realizados pelo CSSJD são em busca do bem-estar e de uma boa recuperação dos pacientes.

 

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
antes do ifdentro do if

1 coment

  1. Shela disse:

    Link exchange is nothing else however it is only placing the other person’s webpage link on your page at proper place and
    other person will also do similar in favor of you.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade