A Copasa anunci a ampliação e otimização do sistema de abastecimento de água em Divinópolis. As obras estão em andamento nos bairros Danilo Passos, Icaraí, Santa Tereza e Santos Dumont, com a implantação de redes que vão aprimorar o atendimento em toda a cidade. O investimento na primeira etapa é superior a R$ 12 milhões, e a previsão é que as obras sejam concluídas até o final de 2025.
Atualmente, as frentes de serviço estão distribuídas nas ruas Professor Suts, no bairro Icaraí, na qual está sendo finalizada a instalação de uma nova adutora de água tratada, que se interligará à Estação de Tratamento de Água (ETA) Pará. Além disso, estão em andamento as frentes de serviço nas ruas São Simão e Acylino Diniz, nos bairros Santa Tereza e Santos Dumont, para a instalação da subadutora que conectará o reservatório do bairro Interlagos ao Marinha Peçanha, atendendo à região sudeste da cidade.
Essas obras garantirão maior resiliência do sistema durante períodos de estiagem e em eventuais interrupções do abastecimento durante manutenções, reduzindo os impactos para a população em toda a cidade. Além disso, as obras iniciadas em junho deste ano dobrarão a capacidade de produção de água da ETA Rio Pará, com a implantação de mais de 9.500 metros de redes para distribuição.
Estão sendo instaladas adutoras e subadutoras que contribuirão para o aumento da produção e a redistribuição do abastecimento pela cidade. Isso permitirá que parte dos bairros atendidos pelo sistema do Rio Itapecerica seja transferida para a ETA Rio Pará, como é o caso das obras na avenida José Constantino Sobrinho, no bairro Danilo Passos, que facilitarão a transferência do abastecimento para a ETA Rio Pará.
O gerente regional de Divinópolis, Madson Brandão, reforça o compromisso da Companhia com a população. “Esses investimentos são essenciais para melhorar a eficiência e a confiabilidade do abastecimento de água em Divinópolis. Com a ampliação do sistema, aumentamos a capacidade de distribuição, garantindo um serviço de qualidade, beneficiando diretamente toda a população”, completa.
“Por fim, reforçamos o compromisso da Copasa com a qualidade dos serviços prestados e com as obras em andamento”, destacou o gerente da Unidade de Serviços de Expansão Centro da Copasa, Magno Gomes.
A execução do projeto seguiu a metodologia de gestão de projetos do Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO na sigla em inglês) que utiliza um conjunto estruturado de boas práticas para guiar as equipes na conquista dos objetivos definidos. A metodologia colaborativa adotada pelo PMO Copasa promove um ambiente de trabalho onde a identificação e resolução de problemas são realizadas de forma proativa. Isso é alcançado através de reuniões regulares, feedback contínuo e uma cultura de transparência e cooperação. Essa rotina não só contribui para uma gestão mais eficaz, mas também fortalece o espírito de equipe e a motivação dos colaboradores. Através dessa abordagem, o PMO Copasa assegura que os resultados entregues gerem satisfação e confiança entre todas as partes envolvidas.