fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Confira os horários do comércio no feriado de Carnaval em Divinópolis

Confira os horários do comércio no feriado de Carnaval em Divinópolis

Divinópolis tem segundo dia mais quente de 2024 neste domingo (17)
Foto: Portal MPA

Nesta sexta-feira (19) a CDL informou a respeito do funcionamento do comércio na cidade de Divinópolis. O órgão esclareceu que o Carnaval não é um feriado nacional, sendo considerado pelo governo como ponto facultativo, ou seja, fica a critério dos estados e municípios a determinação dos horários de funcionamento.

De acordo com CDL, para o funcionamento do comércio, em Divinópolis, o que prevalece é a Convenção Coletiva de Trabalho em vigor. A cláusula 36ª da CCT estabelece que os empregadores devem conceder aos trabalhadores do comércio varejista, regidos por essa Convenção, o efeito de feriado na segunda-feira de Carnaval, 12 de fevereiro de 2024, em celebração ao Dia do Comerciário.

Na terça-feira de Carnaval, 13, o trabalho é facultativo. Embora não exista uma lei nacional que decrete tal dia como feriado, a tradição cultural em todo o país é comemorá-lo. Quanto à quarta-feira de Cinzas, 14, aplica-se o mesmo raciocínio, sendo o trabalho facultativo. Não há uma lei específica para esse dia, mas muitas empresas iniciam suas atividades após o meio-dia. Cada empresário, no entanto, tem a liberdade de estabelecer seu próprio horário.

Empresas no Shopping Pátio Divinópolis e o comércio varejista de gêneros alimentícios devem observar CCT específica.

Em nota, o Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (Sincomércio) informou que as empresas do comércio varejista de alimentos e aquelas estabelecidas no Shopping Pátio Divinópolis, mediante solicitação expressa ao sindicato e autorização, poderão convocar seus empregados para o trabalho no dia 12 de fevereiro.

Mais informações podem ser esclarecidas no Sincomércio pelo (37) 99873-4466 ou 9 9816-2621.

Foto: Portal MPA