fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Confira o calendário de pagamento do IPVA 2022 em Minas Gerais

Confira o calendário de pagamento do IPVA 2022 em Minas Gerais

Image
Foto: TV Candidés/Arquivo

A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF)  de Minas Gerais apresentou a escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. No ano passado, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou o congelamento dos valores da taxa e adiou o prazo de pagamento de Janeiro para Março. 

Conforme a Secretaria de Estado de Fazenda, caso neste ano a tabela Fipe fosse seguida para definir o valor do IPVA, o impacto seria de 22,8% em média. A tabela é usada para calcular os preços dos veículos e é o indicador padrão para o imposto. 
 
O pagamento da parcela única ou da primeira parcela será no dia 21 de março. Quem optar por pagar a parcela única pode ter um desconto de até 6%, sendo 3% por ter escolhido o pagamento integral e a outra metade caso tenha quitado o imposto em dia em 2020 e 2021, pelo programa Bom Pagador.
 
Esse último desconto é atrelado ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), e não ao CPF do dono do carro. Por causa das consequências da pandemia de coronavírus na economia, o governador Romeu Zema (Novo) decidiu não reajustar o imposto e sancionou a Lei 24.029, de 29 de dezembro de 2021, que estabeleceu o congelamento da tabela usada para calcular os preços dos veículos, repetindo os valores praticados em 2021.  A escala de vencimentos vai de março a maio. Confira abaixo: 
Confira o calendário de pagamento do IPVA 2022 em Minas Gerais
Confira o calendário de pagamento do IPVA 2022 em Minas Gerais