A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulga o calendário de ações em prol da “Semana Municipal da Pessoa com Deficiência”. As atividades estão sendo organizadas pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, e em parceria com diversas instituições de Divinópolis.
Todas estas entidades promoverão atividades que dão visibilidade às boas práticas de inclusão social e a luta por políticas públicas efetivas, para além das iniciativas cotidianas. Essas ações divulgam conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.
Entre os órgãos responsáveis pelas ações, também estão: a Associação De Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a E. E. de Educação Especial e o Instituto Helena Antipoff, a Escola Municipal Raio de Sol e a Escola Aavida (Assistência Audiovisual para Deficientes Auditivos).
Ações conjuntas
No dia 31, haverá uma caminhada, com representação das unidades escolares, estudantes e famílias. A concentração será na Praça da Catedral às 8h30, com a saída às 9h em direção até a Câmara Municipal.
No dia 2 de setembro, será oferecido um ciclo de palestras, divididas nos turnos da manhã e tarde, na faculdade Una, que fica na rua Coronel João Notini nº 151, Centro. Das 8h às 11h30, serão tratados os temas “Políticas inclusivas para acessibilidade na cidade”, pelo advogado Reginaldo Couto, e “Análise do comportamento aplicada (ABA) para pessoas com TEA”, por Mara Wanessa, especialista em ABA.
Durante a tarde, entre 13h30 e 17h, serão colocados em pauta os “Direitos da pessoa com Deficiência à luz da Legislação”, pela advogada Tainara Andrade, e “Biopsicossocial – benefícios para a pessoa com deficiência”, por Ketryn Barros Martins Tavares, assistente social.
A culminância da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, no dia 3 de setembro, acontecerá na Praça do Santuário, de 8h30 às 11h, com várias atrações. Haverá contação de histórias com Patrícia Terezinha, momento de interação e alongamento com Guilherme e Taynara – educadores físicos da APAE; apresentação artística dos alunos da Escola Municipal Raio de Sol, do Instituto Helena Antipoff e da Escola Estadual Helena Antipoff.
Além disso, terá também desfile de moda com crianças/estudantes atendidos das Salas de Recurso Multifuncionais da Rede Municipal de Ensino, e Musicoterapia com Dudu da APAE. Paralelamente acontecerão diversas atividades interativas.
Semed
No dia 29 de agosto, será realizada a abertura do tema nas unidades escolares, que seguirá com cronograma especial de atividades no decorrer da semana.
No dia 30, será efetuada uma palestra destinada aos pais e responsáveis de crianças/estudantes com deficiência, com a temática “Cuidar de quem cuida”, dirigida pelo psicólogo Fred Clementino, as 18h30 no auditório da Semed, na rua Minas Gerais nº 1474, Centro.
No dia 1° de setembro, será realizada uma roda de conversa às 18h30, na Faculdade Pitágoras, com a pauta “Superar Barreiras para Garantir a Inclusão”, com as convidadas Cláudia Carazza – neuropsicóloga, Marcela Vilela – terapeuta ocupacional, Simone Gonçalves – fonoaudióloga, Viviane Evilyn – neuropediatra, e a mediadora será Aline Souza – neuropsicopedagoga.
Apae
Nos
dias 23 e 24 de agosto, na quadra da Apae, haverá uma interação
social e esportiva, além de atividades internas na parte da tarde.
Assim como na manhã do dia 25.
Já no
dia 26 de agosto, a instituição promoverá visitas dos assistidos
pela Apae às empresas parceiras, com o tema central da “Nossa voz –
Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de
trabalho”.
Semas
No dia 24 de agosto, será realizada uma roda de conversa com orientações sobre os direitos da pessoa com deficiência. No dia 31 de agosto, haverá o “Momento Musical – cantar sem limite para sonhar com rap da Inclusão”, e no dia 1º de setembro, serão promovias rodas de conversa e trabalho lúdico, na Escola Municipal Padre Guaritá.
Escola
Estadual Helena Antipoff
No
dia 29 de agosto, haverá uma apresentação artística, além da
caminhada em torno da escola e da apresentação teatral dos alunos
da EJA (Educação de Jovens e Adultos), nas Escolas Municipais
Doutor Sebastião Gomes Guimaraes e Professora Maria de Lourdes
Teixeira.
No dia 30 de agosto serão promovidas atividades de contação de histórias, além de uma nova apresentação teatral dos alunos da EJA, na Escola Estadual Luiz de Melo Viana Sobrinho.
Escola Municipal Raio de Sol
No
dia 29 de agosto serão realizadas na escola, diversas “Oficinas de
Musicalização”. Já no dia 30, as oficinas serão referentes à jogos
com materiais recicláveis.
No
dia 1º de setembro, haverá um momento de recreação e gincana, os
quais são realizados em comemoração do aniversário de 34 anos da
escola.
Escola AA Vida
No dia 30 de agosto, a atividade em questão será uma palestra sobre o tema “Drogas: Desafios e Prevenção”, para os alunos do 7° e 9° ano. No dia 1º de setembro serão realizadas rodas de conversa sobre a temática “Romper as barreiras do preconceito: um desafio atual”.
Instituto Helena Antipoff
Na manhã do dia 27 de agosto, acontecerá um “Encontro de Jipeiros”, que também está aberto a crianças e famílias dos participantes. No dia 29, das 14h às 15h30, a atividade será a “Blitz educativa – Qualifica”.
No dia 30 de agosto, das 13h30 às 16h, os agentes multiplicadores e o “Grupo na Trilha do Desenvolvimento” realizarão uma visita ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Jardinópolis. Já no dia 31 de agosto, às 13h30, haverá uma tarde de cinema, no Cine Ritz.
No
dia 1º de setembro, será promovida uma roda de aprendizado, a qual
abordará a temática de superar barreiras para garantir a inclusão.
Além disso, serão organizados momentos de vivências para as
famílias, às 8h e às 14h.