Com número de casos de dengue aumentando, Vigilância em Saúde Ambiental continua com ações de combate à dengue. A Vigilância realizou nos dias 11 e 13 de março, ações de combate à dengue em diversos bairros do município.
No sábado (11/3), os agentes de endemias realizaram um mutirão de limpeza nos bairros, Serra Verde, Alto das Oliveiras e no Conjunto Habitacional Osvaldo Machado Gontijo. Foram recolhidas aproximadamente 3,5 toneladas de lixo, os quais são reservatórios para o mosquito da dengue. Dentre os materiais retirados dos locais, estavam pneus velhos, latas de tinta vazias, baldes, entulhos, eletrodomésticos e diversos outros.
No dia 13 de Março, a ação foi na Escola Municipal São Sebastião. Os agentes de endemias, em parceria com os agentes comunitários do bairro Afonso Pena, levaram orientações para 162 alunos a respeito das formas de prevenir o contágio e proliferação do mosquito Aedes aegypt.
Os profissionais distribuíram diferentes jogos abordando o tema da dengue, como uma forma divertida e lúdica de conscientizar as crianças da importância de combater o mosquito, além de informá-los sobre as ações individuais que cada um pode fazer para evitar o contágio. As orientações foram realizadas pelos agentes de endemias e pelas agentes comunitárias de saúde da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Afonso Pena, Jéssica Ruana e Petrania Xavier.
A Prefeitura de Divinópolis informa, nesta semana, os bairros que estão recebendo “carro fumacê” de combate à dengue. Nesta segunda (13/3) o carro fumacê esteve nos quarteirões do bairro Paraíso, nesta terça (14/3) está presente no bairro Padre Eustáquio. Na quarta e quinta (15/3 e 16/3) o “fumacê” estará no bairro São José e, no fim de semana, na sexta e no sábado (17/3 e 18/3) estará no bairro São Judas Tadeu.
Nos últimos cinco dias, Divinópolis registrou mais de 300 casos de dengue. A Semusa informa que a escolha dos locais contemplados pelo “carro fumacê” não é feita de forma aleatória. A Vigilância em Saúde Ambiental recebe as notificações da dengue de toda a cidade e analisa quais bairros possuíram os maiores índices de notificações nas últimas quatro semanas. Desse modo, o fumacê é destinado para o bairro com maior índice, pois significa que ali possui mosquitos já na fase adulta.
https://www.sistemampa.com.br3/noticias/divinopolis/paraiso-padre-eustaquio-sao-jose-e-sao-judas-tadeu-recebem-carro-fumace/