fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • CIS-URG Oeste realizará I Encontro Mineiro das Coordenações de Frotas do SAMU 192

CIS-URG Oeste realizará I Encontro Mineiro das Coordenações de Frotas do SAMU 192

Inscrições do processo seletivo para contratação de operador de frotas do Samu terminam nesta sexta
Foto Assessoria Samu/Inscrições do processo seletivo para contratação de operador de frotas do Samu terminam nesta sexta

CIS-URG Oeste realizará I Encontro Mineiro das Coordenações de Frotas do SAMU 192
Foto Assessoria Samu/CIS-URG Oeste realizará I Encontro Mineiro das Coordenações de Frotas do SAMU 192

O CIS-URG Oeste realizará no dia 23 de setembro, em Divinópolis, o I Encontro Mineiro das Coordenações de Frotas do SAMU 192. O evento, que contará com a presença dos coordenadores de frotas dos Consórcios de Saúde de Urgência de Minas Gerais e também dos SAMU’s municipais, e seus auxiliares, tem como objetivo fazer um intercâmbio de experiências, e abordar temas específicos de gestão eficiente de frotas e liderança estratégica de equipes de condutores socorristas.

De acordo com o coordenador de frotas do CIS-URG Oeste, Arthur Medeiros, o Encontro se faz necessário diante do momento atual, onde a demanda de atendimento do Serviço aumentou, e com isso, a utilização das ambulâncias também.

“Diante o atual cenário enfrentado, devido à pandemia da Covid-19, nós vimos a necessidade de criar um encontro onde todos os coordenadores de frotas do SAMU de Minas Gerais possam estar no mesmo local, compartilhando as informações, os seus desafios, suas dificuldades, e basicamente tendo a possibilidade de implementar diversas melhorias na sua frota, na sua manutenção, de uma maneira mais eficiente para o Serviço”, destaca.

O evento contará com a participação da coordenadora estadual dos serviços móveis de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Adriana Almeida, do condutor socorrista e instrutor do SAMU de Brasília, Ronaldo Macário, do coordenador geral do SAMU de Joboatão dos Guararapes, em Pernambuco, Fábio Marinho e de outros convidados que são referência para as coordenações de frotas.

Arthur ressalta ainda a importância do Encontro, e como esta troca entre os coordenadores de frotas e os convidados trará benefícios no atendimento à população.

“O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência já nos dá o entendimento que é um serviço móvel, que ele necessita chegar até o paciente no menor tempo possível, e com segurança. É importante que o SAMU tenha uma frota bem cuidada, que ela esteja com a manutenção em dia, que possam ser feitos todos os procedimentos necessários para que a população receba um serviço de qualidade no local de atendimento. Essa troca de experiências, sem sombra de dúvidas, trará melhorias para o atendimento do SAMU em todo Estado”, conclui.

Coordenação de frotas

A coordenação de frotas tem o papel de gerir toda a frota de veículos do SAMU, e também os condutores socorristas que atuam nas ambulâncias. O condutor é responsável pelo atendimento e o check list básico da ambulância, e o coordenador pela manutenção preventiva e corretiva das Unidades.