fbpx
Pular para o conteúdo

Chuva deixa 501 cidades mineiras em risco

Chuva deve continuar intensa em MG neste feriado de Finados
Foto redes sociais INMET/ Chuva deve continuar intensa em MG neste feriado de Finados

Chuva deve continuar intensa em MG neste feriado de Finados
Foto redes sociais INMET/ Chuva deixa 501 cidades mineiras em risco

Com o período chuvoso, são 501 municípios mineiros (59% do estado) que estão dentro da mancha de exposição muito alta ou crítica a chuvas intensas. As precipitações volumosas começam com a chegada do mês de novembro, quando historicamente chove em todo território mineiro entre 100 milímetros e 250 milímetros – outubro fica entre 100 milímetros e 180 milímetros, provocando enchentes, enxurradas e deslizamentos.

Segundo o Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática (IMVC) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad), 176 (21%) municípios têm o grau mais dramático de fragilidade. O pesadelo de rios transbordando e invadindo casas está presente em 49 cidades com mais de 50 mil habitantes, onde, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 9% das residências, em média, encontram-se em áreas com alto risco de alagamentos. Recentemente, cidades como Nova Serrana, Pará de Minas, alguns pontos da cidade de Divinópolis, também sofreram com as chuvas. 

Em Divinópolis:

Com o período chuvoso e muitos pontos na cidade sendo considerados problemáticos a defesa civil em Divinópolis encaminhou um trabalho, realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), vinculada ao Gabinete Militar do Governador. Ainda o serviço de alerta gratuito por SMS da Cedec, para isso deve enviar o número do CEP da localidade que deseja receber alertas para o número 40199.

Dicas de autoproteção

–           Em relação às encostas, evite cortar árvores e suprimir a vegetação.

–           Não faça aterros sem a devida compactação do solo e orientação técnica.

–           Não descarte lixo na rua, especialmente em bueiros, córregos e rios.

–           Limpe calhas e telhado para evitar entupimento.

–           Retire o lixo de casa e entregue-o para coleta.

–           Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios (pequenas construções não protegidas, tais como tendas ou barracas, veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas).

–           Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.

–           Evite ficar próximo de estruturas altas como torres de energia elétrica e de linhas telefônicas.

–           Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos.

–           Não fique no alto de morros ou topo de prédios.

–           Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas de alta tensão e trilhos.

–           Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Outra recomendação é, durante chuva forte, não atravessar enxurradas nem trafegar em ruas sujeitas a alagamento ou próximas a córregos, pois o nível pode mudar rapidamente e provocar transbordamento. A Defesa Civil informa que está alerta e pronta para fornecer apoio necessário e acessível para manter a segurança pública. Ante qualquer sinal de perigo, chame a Coordenadoria a (37) 98825-2279 ou o Corpo de Bombeiros Militar a 193.

Grande BH:

Só na Grande BH, são nove municípios de mais de 50 mil habitantes com média de 8,3% das residências em áreas de ameaça de inundação (Belo Horizonte, Contagem, Ibirité, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano). Sabará figura como destaque negativo em Minas Gerais nas duas listas de fragilidade do período chuvoso. É um dos 176 municípios mais expostos a chuvas, com períodos de mais de cinco dias concentrando a partir de 180mm de precipitações com recorrência de 20 anos. Para se ter ideia, se esse volume de água ficasse represado em um campo de futebol (110m x 75m), daria para encher 1.485 caixas d’água de mil litros ou 297 caminhões-pipa pequenos, de 5 mil litros de capacidade. (Veja mais comparações sobre volumes de chuva no quadro ao lado.)

Sabará é também a cidade mineira com mais de 50 mil habitantes onde a maior parcela das residências está contida dentro de áreas de inundações. De acordo com o SNIS, o percentual chega a 28,7% dos domicílios existentes. No ano passado, após o maior registro de todos os tempos de precipitações em um só dia, com a Grande BH recebendo mais de 170mm de chuvas entre a noite do dia 23 de janeiro e a madrugada de 24, cerca de 500 pessoas ficaram desalojadas quando suas casas foram invadidas pelas águas da cheia do Rio das Velhas, em Sabará. Uma pessoa morreu.

O mês de outubro em Sabará já registrou 48 ocorrências relacionadas às chuvas, como deslizamentos, enxurradas, desabamentos de muros, quedas de árvores e inundações, segundo a Defesa Civil municipal. 
 
Veja também:
 
https://www.sistemampa.com.br3/noticias/divinopolis/confira-previsao-do-tempo-para-divinopolis-nesta-sexta-12-e-orientacoes-da-defesa-civil/