O cadastro para esterilização cirúrgica gratuita de cães e gatos no Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa), já está disponível. As inscrições abrirão na segunda-feira (04), às 8h, pelo App Divinópolis. Para se inscrever, os tutores devem acessar o menu “Serviços” e selecionar “Castração”. Após isso, clicar no sub-item “Solicitar Castração”, e registrar os animais.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam) destaca que há algumas restrições para as castrações, sendo elas: tanto cães quanto gatos devem ter mais de 6 meses de idade e pesar no mínimo 2,5 kg; as cadelas e as gatas não podem estar amamentando ou estar com leite; e os cães de focinho curto, como pug e buldogue francês, não podem ser castrados.
A dinâmica das castrações funciona da seguinte forma: o dono deverá manter o animal em jejum por 8 horas antes do exame. O tutor chega com o animal, que passa por uma avaliação prévia. Enquanto isso, o responsável pelo cão ou gato preenche uma ficha e assina os termos de responsabilidade. Em seguida, o animal passa por uma tricotomia, que consiste na retirada de pelos onde seria feita a cirurgia, sendo também anestesiado.
A cirurgia dura, em média, 10 minutos em cadelas e 5 minutos em cachorros. No caso de gatos, o procedimento leva 10 minutos, aproximadamente. O animal recebe a roupa cirúrgica e é colocado no pós-cirúrgico, ficando em observação por uma veterinária. E, neste caso, o tutor aguarda o cão ou gato acordar para que seja feita a liberação.