A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou ações de reflexão sobre a inclusão de pessoas com deficiência. As atividades foram promovidas pelo Setor Central do Cadastro Único, em sua sede.
Na oportunidade, foi falado sobre a importância da inclusão desse público em todas as Políticas Públicas, que proporcionem o acesso aos serviços, programas, projetos e benefícios. O tema “Sem Limitações para Garantir Direitos”, foi trabalhado juntamente com a distribuição de panfletos e orientações. No mesmo dia, às 10h, foi realizado o momento musical: “Cantar sem Limite pra Sonhar”, com o deficiente visual e compositor de rap, Rafael Bruno Fagundes dos Santos.
De acordo com a coordenadora do Programa de Transferência de Renda e Benefícios, Sirleia Tavares, momentos como este são importantes tanto para as pessoas com deficiência quanto para os trabalhadores dos serviços sociais. “É necessário estar com essas pessoas, ouvindo suas demandas e fazendo nossa parte, para que assim, a inclusão, os direitos sociais e os benefícios sejam acessados com mais facilidade”, relatou.
O Setor do Cadastro Único tem realizado cada dia mais atendimentos domiciliares para a inclusão de famílias com pessoas com deficiência, tanto na zona urbana, como na zona rural.