Está aberto o cadastro escolar para o ano letivo de 2027 na rede pública de ensino. O processo é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação, reunindo a rede estadual e as redes municipais participantes, como em Divinópolis.
A partir deste ano, os dois processos ocorrem em um site único: https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. O prazo também é o mesmo: 13 de novembro.
O cadastro é voltado aos alunos que vão entrar no 1º ano do Ensino Fundamental em 2027 e que tenham seis anos ou completem essa idade até 31 de março de 2027. Também devem se inscrever as crianças e estudantes que precisam mudar de escola ou entrar na rede pública de ensino, conforme as regras do sistema.
Quem já está matriculado na rede pública e pretende permanecer na mesma escola, a vaga já está garantida. Portanto, não há necessidade do cadastro.
Quando sai o resultado do Cadastro Escolar?
O resultado será divulgado a partir de 15 de dezembro de 2026, no mesmo site em que for realizada a inscrição.
Nele, os pais ou responsáveis legais poderão consultar a unidade escolar para a qual a criança e estudante foi encaminhado. Na rede estadual, o período de matrícula será de 28 de dezembro de 2026 a 15 de janeiro de 2027.
Documentos para matrícula
Logo após a divulgação, é importante
ficar atento às orientações e aos prazos para realizar a matrícula
na unidade escolar indicada munido dos seguintes documentos:
• Da criança e estudante: CPF e certidão de
nascimento ou RG, histórico escolar ou declaração de transferência
(a partir do 2º ano) e cartão de vacina atualizado (até 10 anos de
idade);
• Laudo médico original e cópia (para crianças e
estudantes da Educação Especial);
• Do pai ou responsável legal: RG e CPF;
• Comprovante de residência em nome do responsável
pela criança e estudante (conta de luz ou água).
Quem não fizer o cadastro no período previsto precisará aguardar a
etapa das vagas remanescentes.














