fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Bom Dia Divinópolis faz homenagem dos 90 anos do ex-deputado Jaime Martins

Bom Dia Divinópolis faz homenagem dos 90 anos do ex-deputado Jaime Martins

Image

Programa Bom Dia Divinópolis relembra a historia do Deputado Jaimão, quatro mandatos como deputado estadual. Um deles como deputado constituinte. Atuação como vereador em Nova Serrana e vice-prefeito de Divinópolis. Ao todo foram 39 anos dedicados à vida pública. Está é uma parte do currículo de Jaime Martins do Espírito Santo. O popular Jaimão completaria na data do dia 15 de maio de 2021, 90 anos. Ele não está mais presente, mas deixou um legado eterno.

 “Vim para servir e não para ser servido, foi este o lema que adotei em toda minha vida púbica”. Esta frase dita por Jaime Martins ilustra sua atuação como parlamentar. Ao lado de outros 87 deputados Jaime Martins construiu o conjunto de leis que propunha mudanças sociais, econômicas e políticas. O estado de Minas Gerais foi o primeiro da federação a elaborar e aprovar a constituição. Jaime fez parte da décima primeira legislatura.

Ao todo foram 17 audiências públicas no interior do estado e mais 19 temáticas na sede da Assembleia Legislativa. O projeto recebeu 10 mil sugestões populares. Ele defendia os direitos do cidadão com ênfase, como está descrito nos registros.

 “declaro contrário a conduta dos deputados do partido movimento democrático brasileiro de se retirarem do plenário orientados pela liderança do partido, supostamente em atendimento aos interesses do governador Newton Cardoso em detrimento da votação das emendas do projeto de constituição estadual”.

Essa frase dita no dia 24 de agosto de 1989 mostra o peso da responsabilidade. Apesar do sonho de ser prefeito de Divinópolis ele nunca ocupou o cargo. Ao lado do primo Antonio Martins assumiu a função de vice no mandato de 1973 a 1977, mas em 2006 a sede do poder executivo recebeu a nomenclatura de Jaime Martins do Espírito Santo.

Apesar do sucesso na vida pública Jaime Martins enfrentou um desafio pessoal. Durante 4 anos ele sofreu com o vicio do álcool. A luta para superar o alcoolismo fez nascer o desejo de atuação social. Criada em 1989 a Fundação Jaime Martins é sustentada por três pilares o cultural, educacional e filantrópico.

O visionário político eternizou o nome na história, e deixou marcas na cidade, como a arquibancada nova do Estádio Waldemar Teixeira de Faria. Fruto de emendas parlamentares do deputado. O desejo de ver Divinópolis como polo do estado de Minas Gerais atendia o anseio de todos os divinopolitanos. Uma história de 90 anos que nunca para de ser escrita.