O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios expandiram uma parceria para permitir que segurados possam dar entrada no benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) diretamente em agências dos Correios. Agora, os segurados têm acesso a mais de 2.600 agências próprias dos Correios em todo o Brasil para iniciar o processo de solicitação, agilizando a concessão do benefício sem a necessidade de uma perícia presencial.
Nesta terça-feira (22), o advogado Joel Ferreira participou do Programa Bom Dia Divinópolis, transmitido pela rádio Minas 104,1 FM, e comentou que a agência habilitada na cidade é a que fica localizada na avenida av. Antônio Olímpio de Morais, 687 – Centro.
A iniciativa busca reduzir filas nas unidades do INSS, agilizar os atendimentos e oferecer uma alternativa para quem não tem acesso à internet. O projeto foi implementado inicialmente em fase piloto em algumas cidades, incluindo Fortaleza, e, após os resultados positivos, está sendo expandido para outros municípios.
Além de Divinópolis, outras cidades da região também contam com agências aptas: Carmo do Cajuru, Cláudio, Carmo da Mata, Oliveira e Santo Antônio do Monte.
Para realizar a solicitação, é necessário apresentar documentos médicos atualizados contendo: Nome completo do segurado; Código da doença (CID); Data de início do afastamento e Prazo previsto de afastamento superior a 15 dias. Essa nova opção busca facilitar o acesso ao benefício, garantindo mais agilidade e conveniência aos segurados que precisam do auxílio-doença. Acompanhe entrevista completa: