Envolver crianças e adolescentes na política e mostrar como as cidades se desenvolvem. A Escola do Legislativo da Câmara Municipal tem cumprido com excelência o papel social em Divinópolis nos últimos dois anos. Com sede no Anexo da Câmara localizado na sobreloja do edifício Costa Rangel, a Escola tem em sua estrutura: espaços para eventos, reuniões, estudos, biblioteca, sala de informática gratuita para a população e Sala de Reuniões Vereador José Constantino Sobrinho para empréstimo para a comunidade.
O modelo de aplicação na sociedade tem sido um grande exemplo para Câmaras de todos os cantos do Brasil. O atual presidente da Câmara, Vereador Eduardo Print Júnior (PSDB), destacou os trabalhos feitos pela equipe e revelou que a Escola possui uma grande responsabilidade na formação do cidadão divinopolitano. “Nossa Escola conta com servidores efetivos que se dedicam exclusivamente para o planejamento, organização e execução dos projetos agendados. A Escola do Legislativo é uma grande parceira das instituições de ensino da cidade como o programa Democracia nas Escolas, onde levamos nossa estrutura às escolas públicas e particulares para conversarmos com os alunos sobre a história política de Divinópolis e do Brasil”, conta o Presidente.
Desde que assumiu a Mesa Diretora, o Presidente Eduardo Print Jr. definiu a Escola como um dos carros-chefe da nova gestão. “Além do trabalho com austeridade e economia de recursos que fizemos, percebemos que a Escola possuía um imenso potencial de crescimento. Criamos o programa de Internet Popular, que oferece gratuitamente à população o acesso para pesquisas e atividades profissionais/estudantis. Temos programas especiais em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Militar, dentre outras entidades importantes do município, disponibilizando nosso espaço para demonstrações artísticas e populares; juntamente com a cooperação de todos os demais vereadores”.
A Escola do Legislativo também cedeu parte do seu espaço para que o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística pudesse realizar o trabalho com dezenas de recenseadores que trabalham no Censo Demográfico 2022.
CÂMARA MAIS PRÓXIMA DOS JOVENS
O coordenador da Escola do Legislativo, Roberto Franklin, elogiou o empenho da gestão em levar a estrutura da Câmara para próximo da juventude. “Temos uma grande preocupação de como a nova geração encarará a política. Nos últimos anos, vimos pouca mobilização por parte dos jovens e um crescimento desinteresse pela política. E isso é perigoso, uma vez que, inevitavelmente, essas crianças e adolescentes são o futuro da nossa cidade e do país. Precisamos fomentar essa curiosidade e a gestão da Câmara tem feito isso com excelência. O crescimento da Escola do Legislativo gerou reconhecimento a nível nacional”, contou Roberto.
Nos últimos meses, diversas Câmaras do Brasil visitaram Divinópolis tendo a atual gestão como modelo de austeridade e inovação. “Conseguimos devolver R$752 mil aos cofres públicos com um ano de gestão. Isso foi histórico. Além destes marcos econômicos, a Escola do Legislativo também foi um dos motivos das dezenas de visitas que recebemos. Isso pode ser exemplificado pelos convites que recebemos para palestrar em outras cidades como a vizinha Martinho Campos que implantou o modelo de Escola na Câmara e reforçaram que o exemplo principal era Divinópolis”, concluiu o Presidente da Mesa, Eduardo Print Júnior.