Pular para o conteúdo

Atletas de Divinópolis conquistam medalhas no JEMG Paralímpico Estadual

Image

Os atletas de Divinópolis brilharam com atuações históricas na etapa estadual do Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) Paralímpico, realizada no município de Poços de Caldas. A delegação divinopolitana subiu ao topo do pódio na natação e garantiu marcas expressivas nas provas de pista e campo do atletismo adaptado. Por isso, a performance dos jovens talentos reafirma a relevância dos projetos de base esportiva e consolida a cidade como referência no paradesporto escolar mineiro.

O que você precisa saber em 30 segundos sobre as conquistas no JEMG?

  • A nadadora Leona conquistou 5 medalhas de ouro e obteve todos os índices para os Jogos Paralímpicos Nacionais.
  • Fredie José Gomes de Castro, de 11 anos, faturou uma prata e dois bronzes nas provas de atletismo adaptado.
  • Os estudantes representaram com destaque as escolas São Francisco de Paula e Ilídio da Costa Pereira no torneio estadual.
  • A equipe divinopolitana assegurou o troféu e a medalha de 2º lugar na pontuação geral por delegação.

Acompanhe o esporte regional no Portal MPA:

Como os atletas de Divinópolis dominaram as disputas nas piscinas e pistas?

Na prática, a nadadora Leona dominou as raias de Poços de Caldas ao faturar cinco medalhas de ouro em todas as provas disputadas. A competidora atingiu os índices técnicos necessários e assegurou classificação direta para a etapa nacional dos jogos escolares. Além disso, o rendimento consistente na água colocou a atleta como um dos grandes destaques individuais de toda a competição estadual.

Consequentemente, o atletismo manteve o alto nível competitivo com a participação do aluno Fredie José Gomes de Castro, de apenas 11 anos, O jovem conquistou a medalha de prata nos 60 metros rasos e dois bronzes no arremesso de pelota e salto em distância. Conforme diretrizes organizacionais do Governo de Minas Gerais sobre o programa JEMG Paralímpico, os pódios individuais impulsionam a pontuação das delegações escolares no ranking unificado.companhe as principais manchetes regionais e coberturas do Centro-Oeste mineiro

Qual foi o impacto das medalhas na classificação geral do município?

Sobretudo, a soma das conquistas individuais rendeu à equipe o troféu e a medalha de segundo lugar na pontuação geral do torneio em Poços de Caldas. As equipes escolares coordenadas com a comunidade educativa do Ilídio e da Escola São Francisco de Paula demonstraram eficiência técnica diante dos principais polos esportivos do estado. No entanto, o foco dos treinadores já se volta para a preparação física visando à fase nacional da temporada.

Portanto, o sucesso dos estudantes reforça a necessidade contínua de investimentos em estrutura acessível e treinamento para o paradesporto local. Em síntese, a participação dos jovens orgulha a comunidade divinopolitana e abre caminho para novas convocações esportivas de alto rendimento.

Jovens atletas de Divinópolis comemorando medalhas conquistadas no JEMG Paralímpico Estadual
Estudantes representaram as escolas de Divinópolis com pódios na natação e no atletismo [Foto: Divulgação / Delegação de Divinópolis]