Com a Black Friday se aproximando, muitos itens entram em
promoção mas muitos golpistas se aproveitam do fluxo de
consumidores para aplicar golpes. Com isso, o Procon de
Divinópolis faz alertas e dá dicas aos consumidores para o
período da “Black Friday”, considerando o aumento das compras.
Pesquisa antecipada de preços:
Nos próximos dias, é importante acompanhar a evolução dos preços
dos produtos desejados e as condições de pagamento oferecidas pelos
fornecedores. No dia da promoção, verifique se o produto de seu
interesse faz parte da Black Friday e compare os preços
apresentados.
Compras pela internet:
Nas compras online, o consumidor pode desistir da compra no prazo
de 7 dias a contar da assinatura ou do recebimento do produto.
Cuidado com sites falsos! Eles são muito semelhantes aos originais.
Em caso de dúvida, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao
Consumidor (SAC) da empresa para confirmar o preço.
Verifique a disponibilidade em estoque e o prazo de entrega. Muitas reclamações recebidas pelo Procon dizem respeito a atrasos ou não entrega dos produtos. Nesses casos, o consumidor tem três opções: exigir o cumprimento da oferta, aceitar outro produto pelo mesmo valor ou solicitar o reembolso.
Suspeite de anúncios recebidos via redes sociais e aplicativos
de mensagens. Para acessar o site de uma empresa, digite o endereço
diretamente no navegador, evitando links fornecidos por e-mail ou
SMS. Confira se o site é seguro: na hora da transação, verifique se
há um cadeado fechado no canto superior esquerdo da tela, indicando
uma conexão segura.
Política de Troca:
Informe-se sobre a política de troca da empresa, pois trocas por
modelo, cor ou tamanho não são obrigatórias.
Vício:
Mesmo que o produto tenha sido comprado em promoção, se apresentar
algum problema dentro do período de garantia, acione a assistência
técnica indicada pelo fabricante. Caso o problema não seja
resolvido em até 30 dias, o consumidor tem direito à substituição
por outro produto igual, à restituição do valor pago ou ao
abatimento proporcional do preço.
Mais dicas:
Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem indicar
fraude. Avalie a necessidade da compra para evitar
endividamento.
Em caso de dúvidas, o Procon está à disposição pelo WhatsApp (32)
3229-6550, pelos e-mails [email protected] e
[email protected], ou presencialmente no Centro de
Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na Av. Getúlio Vargas, nº
121, Centro.