A vigilância ambiental realizou limpeza de mais um imóvel em situação de risco. A medida segue priorizando as ações realizadas na região nordeste, após o Levantamento de índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), considerando que essa região está com alto risco de epidemia de dengue.
Ao todo, foram retirados um caminhão de resíduos sólidos. O objetivo desta operação é evitar a proliferação de vetores e doenças. O local foi identificado pela agente de saúde e endemias responsável pelo bairro.
A Vigilância Ambiental visa promover a detecção e a prevenção de alterações nos determinantes e reguladores ambientais que afetam a saúde humana. Sejam elas, em relação ao monitoramento, prevenção e controle de doenças zoonoses e as transmitidas por vetores, dos acidentes por animais peçonhentos e venenosos. Bem como a vigilância das populações humanas expostas aos fatores de risco ambientais não biológicos.
Informes de possíveis focos do mosquito da dengue e enfermidades infecciosas que podem ser naturalmente transmitidas entre animais, como escorpiões, ratos e carrapatos, devem ser dirigidos ao Setor de Zoonoses em (37) 3229-6823.