fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Advogado esclarece como fica a aposentadoria com o reajuste do salário mínimo

Advogado esclarece como fica a aposentadoria com o reajuste do salário mínimo

Image

O advogado André Rodrigues marcou presença nesta terça-feira, dia 16, no Programa Bom Dia Divinópolis, veiculado na rádio Minas FM 104,1. Durante a entrevista, o advogado destacou como fica a aposentadoria após o reajuste do salário mínimo e como fica a aposentadoria para quem ganha acima do salário mínimo.

Conforme André Rodrigues, muitos aposentados estão fazendo este questionamento sobre o reajuste. Ele explicou que neste ano de 2024, o salário mínimo teve um aumento de quase 7%, ou seja, realmente teve um aumento real porque superou a inflação dos últimos 12 meses. Porém, segundo o advogado, foi divulgado nessa semana, o reajuste para quem ganha acima do salário mínimo, no percentual de 3,71%.

“Esse aumento é calculado pelo INPC, divulgado pelo IBGE, que reflete a inflação acumulada dos últimos 12 meses. Se a gente for analisar, não está havendo um aumento, um ganho real, pois está apenas mantendo o poder de compra. Mas, os aposentados reclamam e questionam, porque quando eles aposentaram o benefício equivalia a 2, 3 salários mínimos e agora o benefício equivale 1 salário ou 1 salário e meio. Eu explico para eles, que infelizmente, não tem como pedir revisão. Existe um projeto de lei no Senado para que essa contagem seja a mesma para todos, mas até o momento não tem um parecer concreto sobre a lei”, explicou. Acompanhe a entrevista completa: