fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Acid apoia a renovação da concessão da ferrovia com ênfase nos investimentos na redução de conflitos urbanos

Acid apoia a renovação da concessão da ferrovia com ênfase nos investimentos na redução de conflitos urbanos

Image
ANTT audiência publica

A presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid), Alexandra Galvão, participou na manhã desta quarta-feira (3) da Audiência Pública número 012/2020 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que teve o objetivo de obter sugestões e contribuições com o propósito de aprimoramento dos estudos efetivados para a prorrogação do contrato da Concessionária Ferrovia Centro-Atlântica S/A.

Faltando apenas cinco anos para o vencimento do atual contrato, sem a garantia da renovação, os investimentos serão mais prudentes, freando o crescimento e aprimoramento do trecho concessionado. Por outro lado, com a antecipação da renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica, controlada pela VLI, haverá segurança para novos investimentos com maior prazo para amortização.

Por todo histórico da ferrovia em Divinópolis e pela contribuição da VLI no desenvolvimento econômico, social e cultural do município, em seu pronunciamento, Alexandra foi enfática em dizer que apoia a renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica e que, pela solicitação da Acid, seja dada ênfase para investimentos na redução de conflitos urbanos. “Os divinopolitanos conhecem bem estes conflitos, pois na cidade a ferrovia percorre um longo trecho dentro da área urbana, sendo que além da poluição sonora, trazem vários impactos na mobilidade urbana, não sendo raros os acidentes em passagens de nível, além dos transtornos verificados no trânsito devido ao grande número de longas composições que frequentemente impõe o fechamento destas passagens, para veículos e pedestres, provocando inclusive engarrafamentos.”, afirmou.

Potencialidades da ferrovia em Divinópolis

É comum ouvirmos em todas as referências ao desenvolvimento econômico, social e cultural do município que a história de Divinópolis passa pela linha férrea. E esta afirmativa tem fundamento, pois os trilhos chegaram aqui no final do século 19, quando nossa cidade ainda era um arraial chamado Divino Espírito Santo.

Em 1916, a cidade recebeu a oficina ferroviária. Naquela época, atraiu engenheiros, técnicos e operários das mais diversas regiões do Brasil e inclusive de outros países, contribuindo também para o crescimento cultural e social de Divinópolis. E o mais importante foi que a oficina atraiu também notáveis empreendedores, a exemplo de Jovelino Rabello, dentre tantos outros, que disseminaram a cultura do empreendedorismo na cidade. A ferrovia transformou a precária base econômica predominantemente rural daquela época em uma economia diversificada contribuindo para que nosso município tenha se tornado uma das cidades mais desenvolvidas de Minas.

Hoje, considerada a maior do setor em toda a América Latina, a oficina é operada pela Ferrovia Centro-Atlântica, controlada pela VLI, que desde o início da concessão promoveu diversas ampliações e modernizações tecnológicas, transformando-a no principal polo de manutenção da empresa, com capacidade e expertise para atender todas as composições que circulam pelos 7,2 mil quilômetros de linhas operadas pela FCA.

Por sua capilaridade, integrada a outros trechos ferroviários interligando portos e terminais intermodais por todo o país, a VLI, através da FCA, é de suma importância logística para o escoamento da produção regional.

Desenvolvimento técnico e humano

Dez anos atrás, a empresa inaugurou um Centro de Especialização e Desenvolvimento (CED), responsável pela formação e requalificação de milhares de ferroviários das mais diversas regiões do país, contando inclusive com simuladores ferroviários. Recentemente, o CED foi totalmente reformado e recebeu novos laboratórios para se transformar em uma unidade da Universidade VLI, com o mais alto padrão de formação profissional, oferecendo soluções educacionais com foco em competências técnicas, gerenciais e individuais.

Pelo foco no desenvolvimento humano, a VLI foi por diversas vezes escolhida pela revista Você S/A como uma das melhores empresas para si trabalhar no Brasil. Dentre os valores disseminados pela empresa estão: “Buscar Resultados de forma persistente e consistente”, acreditando que “Pessoas integradas e valorizadas multiplicam resultados”. Que “Empreender é criar e melhorar com paixão” e com “Respeito às pessoas sempre.”. E esses valores têm contribuído em muito para o desenvolvimento humano dos divinopolitanos.

Como rever a audiência

A Audiência Pública foi transmitida por videoconferência e estará disponível no site da ANTT (https://portal.antt.gov.br/) e no Canal ANTT, pelo YouTube (https://youtu.be/eQq9x8m9-lY). A presidente da Acid participou oralmente da sessão virtual por meio da plataforma Microsoft Teams.