fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Jornal Candidés
  • Divinópolis poderia ter mais cartórios se lei sancionada há 30 anos fosse cumprida

Divinópolis poderia ter mais cartórios se lei sancionada há 30 anos fosse cumprida

Quem já teve de registrar um imóvel sabe das burocracias. E em Divinópolis, não é diferente. A cidade dispõe somente de um estabelecimento para fazer a matrícula de um imóvel novo ou da transferência, por exemplo. Recentemente, o Tribunal de Justiça de minas gerais lançou um edital onde é possível a implantação de um novo cartório de registro de imóveis.

O número de casas e apartamentos sendo erguidos em Divinópolis aumenta a cada dia. Dados obtidos pela TV Candidés apontam que somente na cidade existem cerca de 158 mil imóveis registrados. E todos são vinculados a um cartório de imóveis.

Este ano, o tribunal de justiça de minas gerais publicou um edital para concursos públicos de provas e títulos, para a outorga das delegações de notas e de registros. Um novo cartório diminuiria a demanda de trabalho existe na cidade.

Na prática, quando há mais de um cartório de um registro de imóvel na cidade, existe um consenso entre as partes. As matrículas dos imóveis são divididas entre os dois estabelecimentos.