fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Divinópolis é a nova capital mineira do Desenho Animado

Divinópolis é a nova capital mineira do Desenho Animado

A Espacial Filmes, desde sua introdução no cenário audiovisual em 2019, alavancou o município de Divinópolis economicamente no setor, de acordo com o Diagnóstico Socioeconômico do Setor Audiovisual Mineiro, realizado pela ONG Contato e pelo Sebrae, em parceria com a Faculdade de Ciência Econômicas (Face) da UFMG. 
  
Na última semana, o mapeamento foi apresentado, embasado nos dados econômicos referentes ao período entre 2014 a 2021, de instituições como Receita Federal, IBGE e Ministério do Trabalho e da Previdência.   
 

Antes do ingresso da Espacial Filmes na indústria do audiovisual na cidade, a influência da área na economia municipal estava estagnada, com o Quociente Locacional em 0,45%, mas após o ingresso do estúdio de animação no mercado, os números apontam uma melhora significativa, atingindo 1,18%, fomentando o desenvolvimento. 

 

Divinópolis hoje se encontra na 8ª posição no Estado e a única da região Centro Oeste entre as primeiras cidades com mais empresas do setor audiovisual em funcionamento, com um total de 91. As oito primeiras colocadas são: Belo Horizonte (2.412), Uberlândia (365), Juiz de Fora (306), Contagem (161), Montes Claros (113), Uberaba (102), Betim (100) e Divinópolis com 91. 
  
 
Segundo Igor Bastos, CEO da empresa Espacial Filmes, o diagnóstico nos últimos dois anos teve uma ascendência de quase o dobro dos valores anteriores, mostrando o crescimento do audiovisual na região. ” Os números se relacionam com o arranjo produtivo local, que a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), junto com o Governo de Minas, enviou até aqui através de um edital que vencemos”, ressaltou. 
  

Igor ainda aponta alguns exemplos deste crescimento expressivo. “Várias empresas de Divinópolis têm atendido mercados da Austrália, Portugal e Espanha. No último edital do Fundo Estadual de Cultura, do Governo do Estado, o primeiro e segundo lugar pertenciam ao município, Cada vez mais temos números e provas que Divinópolis está se tornado a capital mineira da animação. ”, finalizou.