fbpx
Pular para o conteúdo

COVID-19: Eleições Municipais podem ser adiadas

Image

Os pleitos municipais podem ser adiados por conta do coronavírus. Ministros do Tribunal Superior Eleitoral e deputados já demonstram a preocupação que a pandemia atrapalhe o pleito. Um dos maiores receios diz respeito à licitação para a compra de urnas novas, que ainda não foi concluída. Inclusive algumas das peças das urnas dependem de fornecedores chineses.

Congressistas já iniciam movimento defendendo que as eleições municipais previstas para outubro de 2020 sejam adiadas desde já. Estimativas do Ministério da Saúde apontam para aumento dos casos de COVID-19 entre abril e junho. A curva de infectados só se estabilizaria a partir de julho.

As campanhas estão previstas para começar dia 16 de agosto. Se as restrições durarem de fato até julho, as convenções partidárias estariam afetadas. Pela lei eleitoral, o prazo para escolha dos candidatos é de 20 de julho até 5 de agosto.

Com outro ponto de vista, o ministro do STF  Barroso, que presidirá o TSE a partir de maio, disse que ainda é cedo para discutir mudanças nas eleições.

“Estamos em março. As eleições serão em outubro. Não há razão para se cogitar do seu adiamento. A renovação dos mandatos políticos é um dos ritos mais importantes da democracia e da República. Ninguém gostaria de deixar de observá-lo. Tenho confiança de que até lá a pandemia já terá sido controlada”, declarou o jurista.