fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Coronavírus: São Thiago se isola por conta própria e controla entrada de visitantes

Coronavírus: São Thiago se isola por conta própria e controla entrada de visitantes

Image

Sem nenhum registro de caso do novo coronavírus, o município de São Tiago, no sul de Minas Gerais, fechou neste sábado as duas estradas secundárias com um “monte de terra” para controlar quem entra na cidade.

Foram utilizados dois caminhões de terra. O fluxo é monitorado agora 24h por dia pela entrada principal através de uma parada obrigatória. Quem não estiver a caminho da casa de parentes é orientado a voltar. A medida visa evitar a transmissão da Covid-19, segundo autoridades locais.

Conhecido como a “Terra do Café com Biscoito”, o município tem cerca de 11 mil habitantes, sendo 2 mil em área rural, e está localizado a pouco menos de 200 quilômetros de Belo Horizonte. A capital mineira já registra transmissão comunitária do coronavírus, ou seja, quando não é possível mais relacionar casos confirmados.

O controle é justificado como uma precaução devido ao  aumento no número de pessoas que chegam principalmente da capital do estado. Inicialmente, havia uma proposta para fechar os acessos com arame farpado, mas a ideia foi descartada para evitar acidentes, sendo também mais fácil de ser burlada. No seu lugar, entraram montes de terra despejados nas estradas.

Segundo o prefeito Denilson Reis (PSDB), há muitos casos de pessoas que moram em Belo Horizonte indo para o interior. Uma tenda foi montada na entrada principal e quem chega precisa preencher um questionário com diversas informações como nome, cidade de onde vem, contato da casa de quem ficará hospedado e eventuais sintomas como gripe, febre e falta de ar. A proposta é fazer um monitoramento sanitário rígido.

Diversos acessos foram bloqueados pela prefeitura de São Tiago Foto: Divulgação
Diversos acessos foram bloqueados pela prefeitura de São Tiago Foto: Divulgação

— O parente que está recebendo é responsável. O cidadão (que chega de fora) tem que ficar em quarentena. Ele não pode vir para cá passear. Estamos pedindo uma quarentena de sete dias — disse o prefeito ao GLOBO.

O mandatário explica que a orientação é para ficar dentro de casa.

— Amanhã, se tiver alguém infectado, você precisa saber de onde veio, onde está, ainda mais passando (alterando) a transmissão para comunitária (em Belo Horizonte). Nós alertamos a população — justifica.

De acordo com decreto da prefeitura publicado na sexta-feira, todo o funcionamento do comércio está suspenso, incluindo bares e restaurantes. O atendimento agora funciona apenas pelo sistema delivery.

Estradas de terra foram bloqueadas com terra em diferentes acessos da cidade Foto Divulgação

Ficam abertas as “farmácias, drogarias, bancos, casa lotérica, correios, postos de combustíveis, padarias, mercados e congêneres”. A pena para descumprimento da determinação é a suspensão das licenças de funcionamento. O tráfego de mercadorias está liberado.

MG em estado de calamidade

Diante da pandemia de coronavírus, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decretou na última sexta-feira estado de calamidade pública no estado, medida que se tornou viável depois daconfirmação do decreto de calamidade federal pelo Senado. A determinação faz com que o governador tenha prerrogativa para atuar junto aos municípios e eles ficam obrigados a seguir as medidas estaduais.

Ônibus intermunicipais só poderão rodar com metade da capacidade, e os que trafegam dentro das cidades e os rurais terão que respeitar a capacidade de lotação de passageiros sentados.

Zema também determinou, assim como o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), o fechamento das divisas para o transporte coletivo terrestre. Dessa forma, ônibus e vans de passageiros não poderão entrar e sair do estado. A medida não vale para transporte individual.

fonte: jornal globo