Publicidade

Conheça a ferramenta que caça perfis falsos na internet

Postado em 09/06/2021 11:27

pegabot Conheça a ferramenta que caça perfis falsos na internet

Uma ferramenta lançada recentemente promete detectar perfis chamados de robôs, cada vez mais comuns na defesa ou no ataque de postulantes a cargos eletivos nas redes sociais. A ideia dos desenvolvedores – o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) e o Instituto Tecnologia & Equidade – é de que o PegaBot verifique a atividade de uma conta para saber a probabilidade de o usuário ser um fake, também conhecido como bot.

A plataforma analisa o histórico de postagens e, com base em padrões de comportamento, identifica se é mais provável o perfil ser humano ou robótico. Por enquanto, a PegaBot é integrada ao Twitter e, em breve, poderá ser usada em outras mídias sociais.

“Se for um político, por exemplo, pergunte diretamente ao candidato se ele sabe da existência de um bot trabalhando para ele e se acha correto a postura do robô. Essa situação pode, inclusive, ajudar nas denúncias dessa situação à Justiça Eleitoral”, explica Vasconcelos.

Advertisement

O PegaBot ainda está em fase de testes e tenta abrir para o internauta a possibilidade de submeter o uso dos robôs e perfis falsos para análise e correção. “Detectar bots é uma tarefa difícil. As tecnologias avançam e mudam constantemente. O nosso principal objetivo é chamar a atenção para o assunto, informar, e educar o eleitor”, afirma Ariel Kogan, diretor do IT&E. Trata-se de mais uma ferramenta disponível para construir sua própria opinião sobre políticos e partidos.

 

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!