Conheça 11 truques para o bebê dormir tranquilamente

Postado em 13/11/2018 9:33

 

Uma noite tranquila de sono depende de uma rotina. O bebê deve dormir cedo, acordar cedo, sair para tomar ar livre, brincar e manter horários regulares de alimentação e, as  atividades mais estimulantes devem ser feitas no início do dia. 

1 – Dê uma última mamada antes de dormir

Para evitar que o bebê acorde com fome, a mãe pode amamentar antes de ele dormir. “Essa fome no meio da noite acontece porque leite materno é um alimento de fácil digestão”, afirma a pediatra Alessandra. Um bom horário para amamentar o pequeno é das 22h às 23h, antes que ele pegue no sono. ?No entanto, a medida só funciona melhor a partir de um ano de idade, visto que, até essa fase, a mamada no meio da noite é necessária ao bebê?, conta a pediatra Clery Gallacci.

2 – Dê banho nele antes de dormir

Relaxar é a palavra de ordem – e nada melhor do que um banho para cumprir essa tarefa. “O banho ajuda bastante o bebê a ficar mais tranquilo”, afirma Alessandra. A pediatra lembra que os banhos não precisam de muito requinte, mas, se os pais quiserem inovar, existem mini-ofurôs e baldes de banho que permitem que o bebê fique mais tempo relaxando.

3 – Aposte em pijaminhas confortáveis

Quem consegue dormir com roupas desconfortáveis? Com o bebê é o mesmo. Para que ele durma tranquilamente, é importante que as roupas também sejam confortáveis. “Prefira um pijaminha de algodão sem muitos botões e evite peças que possam sufocar ou machucar o pequeno, como roupas com elásticos muito apertados na cintura”, aconselha a pediatra Alessandra.

5 – Não leve o bebê para a cama do casal

Ao primeiro sinal de insônia, é comum que pais, sem saberem o que fazer, levem o bebê para a cama do casal. Mas essa está longe de ser a atitude ideal. “A cama do casal não oferece a posição ideal para o bebê dormir, já que, até os quatro meses de idade, a cabeceira do berço deve ser mais elevada, para evitar que ele tenha refluxo”, conta a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital São Luiz em São Paulo.

Além disso, existe o perigo do adulto rolar por cima do pequeno durante o sono. “O bebê tem que ter o ambiente dele desde o começo, senão fica mais difícil tirar esse vício de dormir com os pais mais tarde”, justifica a profissional.

6 – Deixe-o adormecer em seu berço

Nada de deixar que o bebê durma em seu colo. “O ideal é que ele durma sozinho já no berço, na posição adequada, senão ele acostuma a dormir no colo”, alerta Alessandra. Se ele se acostumar a dormir no colo, será difícil fazê-lo adormecer da maneira correta, que é no berço. Se necessário, os pais podem ficar ao seu lado até que ele pegue no sono, mas nada de colocá-lo no colo!

7 – Ligue o som

Sons suaves são uma boa arma na hora de colocar o pequeno para dormir. “A música pode ajudar a relaxar”, conta Clery Bernardi Gallacci, pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana. Mas, assim que ele adormecer, o ideal é que os sons cessem, já que isso pode atrapalhar o desenvolvimento do sono do bebê.

8 – Deixe o ambiente pouco ou nada iluminado

Para que o bebê durma tranquilamente, o ideal é que o quarto esteja muito pouco ou nada iluminado. Se for necessário algum tipo de iluminação, que seja apenas uma lâmpada de tomada ou um abajur de luz baixa.

9 – Equilibre a temperatura do quarto

Uma boa noite de sono também depende da temperatura ideal. Segundo Alessandra Cavalcante, o quarto não pode estar muito frio, nem muito quente. “Se for um dia de muito frio, é válido aquecer o quarto. Se o ar estiver seco demais, seja no frio ou calor, é importante deixar um umidificador ligado”, diz ela.

10 – Ofereça brinquedos

Que tal dar uma companhia ao seu bebê? Isso pode deixá-lo mais seguro e ajudá-lo a pegar no sono. “Os pais podem dar um bichinho ou um boneco ao bebê, mas deve-se tomar cuidado para que ele não seja nem pequeno, nem grande demais, para não machucar a criança”, diz a pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana. O bichinho também deve ser lavável – do contrário, ele pode virar foco de ácaros, agravando sintomas de rinite e bronquite.

11 – Combata os gases

Principalmente nos três primeiros meses de vida, é comum que as cólicas de gases atrapalhem o bem-estar do bebê, incomodando também na hora de dormir. “Nesses casos, o pediatra pode indicar um medicamento para o bebê”, lembra a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital São Luiz. O que também influencia nessa questão é a alimentação da mãe. Se o bebê, que depende puramente do leite materno, estiver sofrendo com o problema, a mãe deve evitar o abuso de alimentos muito condimentados ou gordurosos, além de refrigerantes e leite e derivados.

Fonte: Minha Vida 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com