Um comerciante conhecido como Raimundo, o Baiano do Morango, foi picado três vezes por um escorpião na região central de Divinópolis. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (4), por volta das 13h, nas proximidades da esquina da Avenida Antônio Olímpio de Morais com Rua Goiás. Após o incidente, o comerciante procurou atendimento na UPA de Divinópolis.
Como aconteceu a picada de escorpião em Divinópolis?
Segundo Raimundo, ele estava sentado em um banco quando percebeu um escorpião subindo pela calça. O animal teria provocado três picadas, atingindo as pernas e a região dos glúteos.
O comerciante contou que entrou em um estabelecimento, retirou a calça e conseguiu matar o escorpião.
“Eu senti a picada na perna esquerda, direita e no bumbum. Entrei no estabelecimento comercial, tirei a calça, ele caiu e eu matei”, relatou Raimundo.
Comerciante procurou atendimento na UPA
Depois das picadas, Raimundo procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Divinópolis. Segundo o comerciante, ele recebeu atendimento médico e passou por procedimentos, incluindo exame de sangue.
Comerciante pede providências após encontrar escorpião
Raimundo também demonstrou preocupação com a presença de animais peçonhentos na região e pediu providências dos órgãos responsáveis pela fiscalização e pelo controle desses animais.
Segundo ele, o local já teria apresentado problemas relacionados à presença de ratos.
“A Vigilância deveria fiscalizar, porque aqui tinha ratos e agora escorpião. Espero que eles tomem providências”, afirmou.
Prefeitura de Divinópolis foi procurada
O Portal MPA entrou em contato com a Prefeitura de Divinópolis para questionar se o município tem conhecimento do caso, quais medidas podem ser adotadas e se existe previsão de vistoria na área.
A Prefeitura informou que já pediu um retorno sobre o caso, para a Vigilância. O espaço permanece aberto para posicionamento da Vigilância.
O que fazer após uma picada de escorpião?
Em caso de picada de escorpião, a orientação do Ministério da Saúde é lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico o mais rápido possível. A avaliação profissional é importante para identificar possíveis sinais de gravidade e definir o tratamento adequado.
Não é recomendado aplicar produtos ou fazer tratamentos caseiros no local da picada. O Ministério da Saúde também orienta evitar práticas como torniquetes.
Crianças são consideradas o grupo mais suscetível às formas graves de envenenamento por escorpião. Sintomas como náuseas, vômitos, sudorese intensa, tremores, alterações cardíacas e dificuldade respiratória exigem atenção médica imediata.
O Portal MPA acompanha o caso e aguarda o posicionamento da Prefeitura de Divinópolis sobre a situação relatada pelo comerciante.
https://www.instagram.com/reel/Dbqej5DOdQb/?igsh=dHViaG92a3lrbG13











