Publicidade

Vestibular EAD é uma nova modalidade oferecida pelo Ministério Educação

Postado em 22/08/2020 8:30

Ao contrário de muita coisa que foi liberada devido à pandemia, o vestibular EAD já era autorizado pelo Ministério da Educação. No entanto, neste período, a prática da prova virtual para ingresso no ensino superior tem aumentado. Inclusive, cogita-se realizar o Enem virtualmente. A aplicação da prova digital promete ser um marco na aplicação de provas para ingresso nas universidades.

Se a prova à distância para entrar nas universidades vai continuar após o fim da crise, ainda não sabemos. Mas é preciso abrir os olhos para essa possibilidade, analisar as vantagens e desvantagens. É o que vamos mostrar neste artigo, além de explicar como funciona essa modalidade de seleção.

Vestibular EAD: como funciona?

É uma prova aplicada pelas universidades de forma totalmente on-line. Pode ser realizada via um kit enviado pela universidade, diretamente no site da instituição de educação ou em uma área de membros com acesso que requer login e senha. O vestibular EAD já era aplicado por faculdades que oferecem cursos de educação a distância. Durante a pandemia, ele tem sido ainda mais usado.

Como funciona o vestibular on-line?

Algumas provas do vestibular EAD restringem-se à redação. Outras têm questões de múltipla escolha. Mas há pontos importantes da prova de ingresso nas universidades pela internet que merecem ser analisados. As instituições contam com recursos de segurança para evitar fraudes. Ao trocar de aba, por exemplo, é possível desclassificar o aluno.

Nas plataformas da JMV Tecnology, por exemplo, o login simultâneo é facilmente detectado. Assim como nos vestibulares presenciais, cada universidade delimita o tempo de realização da prova. Ainda é comum marcar dia e horário, mesmo que tenha a possibilidade de agendamento.

Vestibular digital na instituição de ensino

Outra possibilidade da aplicação do vestibular digital é que a prova seja realizada presencialmente. Apenas o formato é on-line. Dessa forma, há mais mecanismos de controle. Isso já acontece na aplicação da prova de legislação do Detran, por exemplo. Todos os pertences do candidato devem ser deixados fora da sala de testes. Mesmo com mais de um candidato na sala, as provas são diferentes. Além disso, a pessoa só tem acesso ao teste e nada mais no computador em que faz a prova.

O modelo é mais sustentável, já que não há necessidade de impressão da prova no papel. O resultado também sai na hora e o aluno pode começar a etapa seguinte para obtenção da carteira de habilitação quase que imediatamente, já que o sistema faz uma rápida comunicação com o Detran e libera a marcação de aulas práticas. A prova digital também gera economia, tanto por dispensar impressão quanto pela necessidade de fiscais em sala.

Correção de vestibular EAD

O resultado do vestibular on-line tende a ser mais rápido do que da modalidade tradicional, principalmente se a prova for apenas de múltipla escolha. A pontuação do aluno pode sair até na hora. Já a classificação, a informação da aprovação ou não, por depender do desempenho dos outros alunos, não é tão automática. Porém, é mais rápida do que da prova tradicional. A redação demanda um pouco mais de tempo para ser avaliada.

Enem digital: um marco para o vestibular EAD

Em 2020, algumas regiões do Brasil vão aplicar o Enem digitalmente. Até 2026, o Ministério da Educação (MEC) espera que todos os candidatos façam as provas on-line. O MEC considera a modalidade mais segura e econômica.

A prova não poderá ser feita de casa, mas os alunos vão usar um computador para responder às questões que podem render-lhes uma bolsa, boa colocação no Sisu para estudar em uma universidade pública ou ingresso em faculdades privadas.

Segundo o Ministério da Educação, a prova será mais interativa. Gráficos animados e vídeos devem constar nas provas on-line do Enem. Provavelmente, a prova terá mais recursos de inclusão, já que é possível incluir recursos de áudio e libras na tela para deficientes visuais.

As primeiras edições do Enem Digital vão popularizar ainda mais o vestibular EAD. A experiência do MEC com certeza vai trazer reflexões e pontos que podem ser aplicados nas provas de universidades que têm o próprio processo seletivo.

Com a pandemia, diversas universidades adaptaram-se ao on-line e não deixaram de aplicar provas. A imprevisibilidade de quando os testes da maneira que conhecíamos poderão acontecer novamente também devem acelerar a adesão ao vestibular on-line.

Preparação para o vestibular EAD

No caso do vestibular on-line, a instituição deve orientar o aluno quanto à preparação para realização do exame. Reservar acesso do aluno exclusivo à rede de internet é recomendável, já que há tempo para resolução das questões.

No entanto, a universidade também deve ter uma boa plataforma para aplicação dos testes. Recursos como transcoder – que identificam o servidor mais próximo do aluno para melhorar o carregamento da prova – e CDNs redundantes ajudam a proporcionar um acesso mais pleno ao ambiente em que é realizado o vestibular EAD.

Mesmo com pandemia, interesse por curso EAD cresce 70%

Você pode estar se perguntando quem é que vai entrar na faculdade justo agora, em um momento de incertezas e diminuição de renda. Mas segundo o Catho Educação, o interesse por cursos de graduação EAD cresceu 70% desde o início do isolamento social.

É fácil entender. A qualificação profissional é um dos fatores mais importantes para uma boa colocação no mercado. O salário por ano de estudo aumenta 15%, segundo a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse é um dos motivos que leva 94% dos estudantes dizer que vai continuar a estudar pelo próximo ano. É o que aponta a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Ainda de acordo com a ABMES, a preferência será pelos cursos EAD, principalmente por causa do valor das mensalidades.

Conheça nossa plataforma EAD

O Grupo JMV Technology desenvolveu a Nochalks, uma das plataformas EAD mais seguras do mercado. Há recursos para aplicação de provas, exercícios, realização de aulas ao vivo e muito mais. Conheça e comece a oferecer o que há de melhor da educação a distância para seus alunos. Nossos consultores terão todo prazer de assessorá-los no caminho do sucesso.

 

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!