fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Vereador pede abertura de CPI para apurar contratação de empresa que gerencia UPA em Nova Serrana

Vereador pede abertura de CPI para apurar contratação de empresa que gerencia UPA em Nova Serrana

A solicitação para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito foi feita na reunião da Câmara desta terça-feira, 05 de fevereiro. As denuncias apresentadas para sustentação do pedido são de favorecimentos e esquemas de contratos relacionados a Organização Social que atualmente administra a UPA de Nova Serrana.

Durante o discurso o vereador Willian Barcelos (PTB) enfatizou que a empresa que hoje faz a gestão da unidade de saúde em Nova Serrana é investigada desde 2014. A OS Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus foi indiciada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. A OS responde na Justiça por precariedade em instalações e déficit de recursos humanos, ou seja, falta de mão de obra no Hospital Albert Schweitzer.

O processo foi aberto pela promotoria durante a operação Fartura Exposta uma sequência da operação Lava Jato. A medida tinha como meta apurar a participação de Organizações Sociais, que são organizações sem fins lucrativas contratadas para administrar unidades de saúde em possíveis esquemas de corrupção.  

No discurso feito na Câmara o vereador pede a apuração de alguns contratos firmados pelo município de Nova Serrana. Ele aponta a suspeita de um esquema de facilitação de contratos que variam de R$ 15 mil a R$ 18 mil por mês além de outros benefícios.  Outro ponto colocado pelo parlamentar foi a exoneração de servidores que abriram empresa própria e hoje são prestadores de serviço da unidade. Estes profissionais segundo Willian teria o mesmo escritório de contabilidade da OS que administra a UPA.

Apesar das denuncias apresentadas pela Câmara Municipal e também o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Serrana informou que todos os esclarecimentos serão feitos na tribuna livre do Legislativo na próxima reunião ordinária da Câmara.