fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Veja o que abre e o que fecha em Divinópolis nas vésperas de Natal e Ano Novo

Veja o que abre e o que fecha em Divinópolis nas vésperas de Natal e Ano Novo

Tempo estável nesta quarta-feira em Divinópolis; confira previsão
Tempo estável nesta quarta-feira em Divinópolis; confira previsão

Divinópolis: Dia amanhece com dia chuva e previsão de tempo é instável nesta segunda
Divinópolis

 

 

Neste ano, os dias 24 e 31 de dezembro serão em uma sexta-feira, mas por meio do decreto nº 14.157, publicado no dia 25 de janeiro, no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, em Divinópolis ficou definido como ponto facultativo nas vésperas de Natal e Ano Novo

Bancos

As agências bancárias abrem em horário especial na véspera do Natal, sendo de 9H ás 11H. Já no dia 31, as instituições financeiras ficam fechadas, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será 30 de dezembro (quinta-feira). Já no dia 31 de dezembro (sexta-feira), as instituições financeiras não abrem para atendimento.

É importante lembrar que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionarão nos dias de Natal (25/12) e Confraternização Universal (01/01).

Feiras Livres

Devido a estas comemorações que, neste ano, acontecerão no sábado e há relatos de feirantes sobre o baixo número de frequentadores nesta época, a Semag mudou os dias da realização das feiras, que acontecerão na sexta-feira (24/12) e na quinta-feira da semana seguinte, dia 30 de dezembro.
 
Todas as feiras, realizadas nos bairros Esplanada, Planalto, Niterói e Porto Velho, acontecerão simultaneamente nos dias 24 e 30 de dezembro, de 6h às 15h.
 
Nos dias 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro não acontecerão feiras livres em Divinópolis.

Unidades de saúde

No entanto, nestas datas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, a emergência do Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam) e o Serviço Municipal de Luto, mantêm atendimento sem interrupção para assegurar pleno atendimento à população.

A Diretoria de Atenção Primária à Saúde informou ainda que no domingo (26), o Centro de Saúde Central estará em funcionamento das 7h às 19h, para atendimento à casos de urgência e de sintomáticos respiratórios.

Neste dia, a equipe será formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. A abertura desta unidade de saúde no domingo é uma ação para oferecer mais uma opção de atendimento para a população e evitar a sobrecarga da Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto.

O Centro de Saúde Central fica localizado na Avenida Coronel Júlio Ribeiro Gontijo, nº 337, no Bairro Esplanada. Mais informações podem ser esclarecidas pelo telefone (37) 3222-9940.

Coleta de lixo

Sobre a coleta de lixo, o serviço manterá o cronograma normal nos dias 24 e 31 de dezembro. Não ocorrerá coleta de lixo nos dias 25 e 26 de dezembro e nos dias 1º e 2 de janeiro.

Portanto, a Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanas (Semsur) pede que as pessoas se programem e orienta que a população coloque os recipientes com lixo comum na rua somente nos dias e horários próximos da coleta. A iniciativa é para evitar que animais rasguem sacos ou movam resíduos.

UAis

As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) não terão expedientes a partir do dia 24. Na segunda-feira (27) o atendimento volta ao normal. O mesmo ocorrerá no Réveillon, a partir de sexta-feira (31) não haverá expediente e o atendimento será normalizado na segunda (3).

Quem precisar de intermediação para emprego, além de outros serviços, terá que agendar pelo site do órgão.

Hemominas

O Hemominas funcionará nos dias 24 e 31, em horário das 7h às 11h. Segundo a unidade, nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá funcionamento para doação de sangue.

CSSJD

O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), como instituição de saúde, informou que permanecerá aberto 24 horas durante o período de fim de ano.

No entanto, as cirurgias eletivas, aquelas programadas, os médicos optaram por não realizá-las neste período. A retomada normal dos procedimentos ocorrerá em janeiro.

Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá expediente normal para urgências e emergências durante todos os feriados. Só não irá funcionar o atendimento administrativo nos dias 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1º de janeiro.