fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Vacinação por idade acelera imunização contra Covid-19 em MG, confira processo de vacinação em Divinópolis

Vacinação por idade acelera imunização contra Covid-19 em MG, confira processo de vacinação em Divinópolis

Cadastro de vacinação para nascidos em 1997 ou menos está aberto
Foto PMD/Cadastro de vacinação para nascidos em 1997 ou menos está aberto

Com o intuito de acelerar a imunização em todo o estado de Minas Gerais, 70% das vacinas contra a covid-19 recebidas por Minas serão destinadas para aplicações por idade, enquanto 30% servirão aos grupos prioritários. As novas determinações foram anunciadas pelo secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa. A mudança será válida após o término da vacinação dos trabalhadores da educação, conforme as orientações do Ministério da Saúde, e faz parte da meta de vacinar todos os mineiros maiores de 18 anos até dezembro deste ano.

“As vacinas serão distribuídas da seguinte forma: 70% destinadas a grupos por idade, em ordem decrescente, e 30% para demais grupos prioritários dentro do PNI. Isso é para acelerar a vacinação. A gente sabe que a comprovação de doenças e outras situações é demorada, dificulta a agilidade da vacinação. Por idade, basta apresentar o RG e o comprovante de endereço. A gente precisa vacinar o grupo prioritário, mas temos que ganhar em quantidade de pessoas vacinadas também. E a vacinação por idade nos dá isso”, disse o secretário.

A previsão é a de que Minas Gerais receba cerca de 4 milhões de doses de vacinas neste mês para dar sequência à imunização, incluindo a primeira remessa dos imunizantes da Jansen, do grupo Johnson & Johnson — que necessita de apenas uma aplicação e possui capacidade de imunização em um prazo de apenas 15 dias.

Caso o cronograma do Ministério da Saúde relativo à entrega de vacinas seja cumprido, a expectativa do Governo de Minas é que todos os mineiros maiores de 18 anos — o que totaliza um público de 17 milhões de pessoas — recebam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 entre outubro e dezembro de 2021. “Em relação à vacinação, que é a única solução para a pandemia, a expectativa é que de outubro a dezembro todo mineiro tenha recebido a primeira dose, obviamente se o calendário do Ministério da Saúde for cumprido”, explicou o secretário. 

Além disso, caso o ritmo de vacinação se mantenha no atual patamar, há a expectativa de que sejam ampliadas as idades contempladas com a imunização, atingindo as pessoas com 50 anos até o fim de junho. “Se continuar nessa aceleração, conseguiremos ampliar, sim. Lembrando que quanto mais baixa a idade, maior o número de pessoas também. Mas até o fim deste mês, acreditamos que a vacinação da faixa de 50 anos seja uma realidade no estado”, disse o secretário.

Processo de Vacinação por idade em Divinópolis:

A Prefeitura de Divinópolis informa que foi reaberto o cadastro para vacinação por idade, de 59 anos ou mais, moradores da cidade. Esse cadastramento está disponível no site da Prefeitura (www.divinopolis.mg.gov.br ) e ou no APP Divinópolis – Opção Vacinação Covid-19.

 
A vacinação deste público acontecerá em sistema de drive thru, no local indicado no comprovante de cadastro, podendo ser no Centro Administrativo ou no Divinópolis Clube. O imunizante disponível é AstraZeneca. 
 
A Prefeitura pede as pessoas e seus familiares, que respeitem rigorosamente o horário marcado no comprovante de cadastramento e TENHAM MUITA ATENÇÃO COM O LOCAL INDICADO. No ato do cadastramento sairá o dia e horário que a pessoa deve se dirigir ao local para ser imunizado. Para a vacinação, a pessoa deve levar um documento de identidade com foto; comprovante de endereço e a Carteira do SUS ou da unidade de saúde. 

Prefeitura reabre cadastro para pessoas do grupo especial e com comorbidades acima de 18 anos em Divinópolis:

Pessoas acamadas em Divinópolis:

Pessoas acamadas, serão vacinadas mediante agendamento pelo telefone (37) 3229-6870. Pessoas acamadas que não são cadastradas no SUS devem primeiro se cadastrar na unidade de saúde, por um familiar e, após, solicitar a vacinação em casa.

Vacinação por idade acelera imunização contra a covid-19 em Minas
Foto: Assessoria Prefeitura Divinópolis/Vacinação por idade acelera imunização contra a covid-19 em Minas