UPA de Divinópolis: pacientes são transferidos para o São João de Deus; veja vídeo da retirada dos escombros - Portal MPA

Publicidade

UPA de Divinópolis: pacientes são transferidos para o São João de Deus; veja vídeo da retirada dos escombros

Postado em 09/01/2022 16:48
Publicidade

 

Devido a queda de parte do teto da ala de observação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Divinópolis, neste domingo (9/1), pacientes estão sendo transferidos para o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD).

O município também irá abrir um ponto de atendimento provisório. O local não foi confirmado, mas apurações apontam que deverá ser o primeiro andar da Policlínica, no centro a cidade.

Segundo o CSSJD, já foram enviados para o hospital 10 pacientes, sendo eles 2 para o CTI e 8 pacientes de leitos gerais, clínicos e cirúrgicos. A Central ainda busca a transferência de outros 2 pacientes, estes destinados para área de isolamento COVID do CSSJD. Existem ainda outras demandas que estão sendo otimizadas para serem resolvidas da melhor forma. 

Engenheiros da Defesa Civil e também do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS) – responsável pela gestão – vistoriaram o local. As primeiras informações apontam que a queda não se deu em função das chuvas. O Corpo de Bombeiros e Polícia Militar (PM) também atuam na ocorrência. Com a queda, uma senhora que estava no local, foi atingida no braço. Ela passa bem e está recebendo os atendimentos necessários. A ala precisou ser parcialmente interditada houve também a queda parcial de energia elétrica.

 

Veja nota do CSSJD

Em razão do acontecido hoje, dia 09 de janeiro, na UPA – Padre Roberto, quando parte do teto de gesso caiu na unidade, ocasionando também a queda parcial de energia elétrica, o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD informa que ofereceu todo apoio necessário para que os pacientes da Unidade sejam atendidos no hospital, inclusive com a disponibilização de leitos da Saúde Suplementar para o atendimento desses pacientes, se propondo ainda em promover a abertura de leitos extras, inclusive de CTI.

Desta forma, a Diretora de nossa instituição, Sra. Elis Regina Guimarães, pessoalmente, em conjunto com o Secretário Municipal de Saúde de Divinópolis, Sr. Alan Rodrigo e o Diretor Clínico da UPA, Dr. Wendel Parreira Costa, em consonância com a Central de Regulação (uma vez que esta é quem autoriza a transferência de pacientes para o São João de Deus), estão empenhados para realizarem todas as transferências que se fizerem necessárias em razão dos danos ocorridos na UPA.

Até o momento, já foram enviados para o CSSJD 10 pacientes, sendo eles 2 para o CTI e 8 pacientes de leitos gerais, clínicos e cirúrgicos. A Central ainda busca a transferência de outros 2 pacientes, estes destinados para área de isolamento COVID do CSSJD. Existem ainda outras demandas que estão sendo otimizadas para serem resolvidas da melhor forma.

Por fim, destacamos que o Complexo de Saúde São João de Deus sente-se consternado com tal situação e em momento de calamidade não mede esforços para atender à população que necessita de atendimento médico hospitalar.

Agradecemos a compreensão e reiteramos nossa solidariedade à cidade de Divinópolis.

Publicidade