fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Tilápia Rústica é a grande campeã do Prato Rural 2019

Tilápia Rústica é a grande campeã do Prato Rural 2019

 

Minas não tem mar, mas foi das águas que veio o grande vencedor do Prato Rural 2019. A comunidade do Tamboril foi a campeã deste ano com a “Tilápia Rústica”, receita até então inédita no concurso gastronômico que abriu a primeira semana de programação da 49ª edição da Divinaexpo. O evento contou com 12 comunidades rurais que trouxeram para a praça de alimentação do Parque de Exposições a simplicidade e o sabor da comida do campo.

 

Uma tilápia à base de sal, pimenta, alho e um pouco de açafrão. Essa é a receita que deu ao Tamboril o título de campeão do Prato Rural deste ano, o quarto da comunidade em oito edições do concurso. O produtor Gilber Martins da Silva, representante da comunidade, ressalta a dificuldade em trabalhar com o peixe. “Não é fácil! Uma tilápia não pode ficar muito tempo exposta, ela é um peixe mais sensível. Mas eu abracei a causa da tilápia e graças a Deus foi um sucesso.”, diz o vencedor.

 

Para o organizador do evento, Gustavo Bicalho, “o Prato Rural resgata a essência da cultura da culinária rural. Em Minas Gerais, quando a gente fala em comida, falamos do que há de mais importante para o mineiro”. Gustavo ainda diz que o prato vencedor é um excelente representante da comida de raiz. “Um prato rústico, de uma comunidade rural da gema, que fez com que esse temperinho, literalmente, de sal e alho fosse o campeão do Prato Rural deste ano. Eu estou muito feliz com o resultado”, diz o organizador.

O vencedor do concurso foi escolhido por meio do voto popular. Foram 150 votos recolhidos  ao longo dos três dias do evento. O segundo lugar ficou com o “Pastel de Comitiva” prato dos estreantes da Comitiva Gole Prosa e Viola, já a Comunidade de Paivas foi escolhida destaque do ano com o “Combo Caipira”.

 

O domingo na Divinaexpo ainda contou com a Missa Sertaneja celebrada pelo padre Carlos Henrique e o encerramento da Exgen e da Exposição do Cavalo Campolina. A música ficou por conta da cantora Karol Shienna e da banda Octopus. A programação da Divinaexpo volta na próxima quarta (29) com as provas de montaria, o Rancho do Peãozinho e vários shows de bandas nacionais e locais.