fbpx
Pular para o conteúdo

Teste de sirene deixa cajuruenses curiosos

Image
cajuru barragem usina cemig

Uma sirene e a população da cidade de Carmo do Cajuru ficou curiosa, logo associando o fato de se ter uma atualização de cadastro dos moradores do entorno da Usina Cajuru. Nossa reportagem foi questionada sobre o fato e buscamos as respostas. A sirene, recém comprada fará parte do sistema de prevenção e foi apenas um teste de funcionamento, feito em outro local, apenas pelo simples fato de saber o funcionamento do equipamento mesmo, o som muito potente, várias pessoas devem ter ouvido. 

Em contato com a Cemig, responsável pela Usina Cajuru, informaram que a barragem apresenta, em dados de 05/11, um armazenamento de 29,7%, estando ligeiramente superior ao registrado na mesma época no ano passado. “Ao longo do mês de novembro, é esperado um volume de chuvas significativas que levarão a um aumento do nível na barragem. Ainda assim, não há qualquer expectativa de vertimento que levem a efeitos de inundação ainda este mês”, informou.

Ainda a Cemig vem trabalhando junto das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil de Carmo do Cajuru e de Divinópolis para ações de cadastramento de alerta e divulgação da plataforma Proximidade junto à população ribeirinhas do Rio Pará. “Entretanto, não houve nenhuma comunicação por carro de som para abertura de comportas”, afirma.

Para se ter uma noção, a comunicação por carro de som é mobilizada somente em situações mais extremas de vazões que causem efeitos de inundação, mas sempre em apoio junto às equipes de defesa civil locais. Para isso, cada pessoa deve buscar fontes oficiais e principalmente a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil sobre qualquer efeito em relação ao regime vazões do rio Pará.

A defesa civil de Carmo do Cajuru inclusive a nossa reportagem falou sobre o plano de prevenção, ele é feito embora não exista nenhuma indicação de qualquer anormalidade, é elaborado com muita responsabilidade, em um momento que está tudo normal.