fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Sobe para 3.147 casos confirmados do coronavírus no Brasil e 92 mortes

Sobe para 3.147 casos confirmados do coronavírus no Brasil e 92 mortes

Subiu para 3.147 os casos confirmados de coronavírus no Brasil, aumento de 17,22% em relação ao dia anterior. O número de óbitos também aumentou em 19,4%, passando de 77 para 92.

De acordo com informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde, até as 17h da sexta-feira (27), as mortes estão localizadas nos estados do Amazonas (1), Ceará (3), Pernambuco (4), Rio de Janeiro (10), Goiás (1), Paraná (2), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (2). São Paulo continua registrando o maior número de casos e de mortes, são 68 óbitos no estado.

“Não haverá subnotificação de casos. Todos os pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave têm amostras coletadas e enviadas aos laboratórios. Já os pacientes que chegam a óbito nas primeiras horas de internação, não terão o diagnóstico para coronavírus concluído, devido à falta de tempo. Mas isso não significa que o caso não será diagnosticado depois, a partir do material coletado e enviado ao laboratório”, explicou o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, explicou que, na próxima semana, o ministério anunciará uma parceria com a Fiocruz para ampliar a produção de testes para o coronavírus no Brasil. Segundo ele, atualmente, a Fiocruz tem capacidade para produzir 4 mil testes por dia. Além disso, os laboratórios centrais de cada estado conseguem fazer uma média de 100 testes por dia, o que daria, em todo o país, 2,7 mil testes/dia.

Desde o dia 26 de fevereiro, quando foi confirmado o primeiro caso no Brasil, o Ministério da Saúde realiza ações importantes para melhorar a capacidade de resposta do país diante da pandemia. Dentre elas, a aquisição, por meio de compra e doações de 22,9 milhões de testes que estão sendo distribuídos para diagnosticar a Covid-19. Além disso, liberou cerca de R$ 1 bilhão aos estados e municípios para fortalecimento das ações locais no combate ao coronavírus.

 

Com informações Ministério da Saúde