fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Sintram encontra condições precárias de trabalho na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Primavera

Sintram encontra condições precárias de trabalho na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Primavera

Image
fotos: Pollyanna Martins/Comunicação Sintram

fotos: Pollyanna Martins/Comunicação Sintram

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) esteve em inspeção, nessa segunda-feira, 03, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Primavera. Segundo o sindicato, foram encontrados servidores trabalhando em condições insalubres.

De acordo com a diretora de formação sindical, Geise Silva, há infiltrações e mofo em todos os cômodos, e o mato alto toma conta do entorno da ESF. No consultório médico, parte do forro, que é feito de madeira, cedeu e formou diversas rachaduras na estrutura, o que indica o risco de desabamento. “Em todas as salas da ESF tem mofo, toda a estrutura está tomada por infiltrações. As condições de trabalho estão tão precárias, que os servidores tiveram que improvisar uma sala de curativo, ao lado da cozinha, que não tem sequer teto, são apenas as telhas que protegem o lugar. Nós encontramos nas vigas dessa sala de curativo improvisada o que parece ser fezes de morcegos”, relata.

Conforme informou o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva,  as cadeiras para atendimento odontológico estão enferrujadas, e estão frequentemente em manutenção, devido às condições. De acordo com Wellington, os servidores denunciaram ainda que por causa do mato alto no entorno da ESF, constantemente são encontrados animais peçonhentos no local.

“Os funcionários já encontraram cobra, escorpião, e carrapatos no PSF. Os servidores nos relataram que já ligaram diversas vezes na Prefeitura solicitando a capina, mas nem isso o Município providenciou. É inadmissível que o Executivo mantenha os servidores trabalhando em condições precárias, e o povo sendo atendido em um local insalubre”, reforça.

 

Mudança

Em abril do ano passado, a Prefeitura de Divinópolis anunciou a construção de uma nova unidade da Estratégia de Saúde da Família. Na época, o Município informou que a obra seria feita em parte do antigo Centro Municipal de Educação Infantil do bairro, de acordo com o projeto, teria 203m². Ainda de acordo com o Executivo, o espaço tem 130m² e a Prefeitura ampliara em mais 73m².

O Município chegou a anunciar que a construção da nova sede da ESF receberia investimentos de recursos municipais de R$ 30 mil, e que a Prefeitura havia recebido doação de materiais como piso e cimento de empresas da cidade, porém a obra não foi concluída, e está parada desde o ano passado.

Medidas

De acordo com a diretora de formação sindical, o Sintram irá oficiar o Cresst solicitando a emissão de um parecer técnico sobre as condições do local e a devida orientação ao gestor municipal para viabilização de um espaço para o remanejo imediato dos servidores.

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/cidade/apos-denuncia-do-sintram-prefeitura-diz-que-nova-sede-do-esf-do-primavera-sera-inaugurada-em-abril/