fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Sintram confirma falta de distanciamento seguro no local de trabalho dos servidores da assistência social

Sintram confirma falta de distanciamento seguro no local de trabalho dos servidores da assistência social

Image
Foto: Sintram

Na tarde de ontem (27/05), a diretoria do Sintram esteve em inspeção na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Divinópolis para verificar as condições de trabalho dos servidores relativo à segurança contra a Covid-19. Um dia após o Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC ser fechado, devido ao surto de Covid-19 no local, o sindicato encontrou também irregularidades na Secretaria de Assistência Social.  Foi constatado pelos diretores a falta de distanciamento seguro entre os trabalhadores em salas com pouca ventilação e apurada a informação de dois servidores afastados com suspeita de Covid-19.

Na visita, o Sindicato questionou a situação de desrespeito ao distanciamento mínimo contra a Covid-19 à secretaria de Assistência Social, Juliana Coelho, já que em uma mesma sala, estavam de seis a sete trabalhadores executando suas atividades. A secretaria justificou que a assistência social por ser serviço essencial não permite o revezamento de servidores.  No entanto, o sindicato questionou a justificativa e oficiou a secretaria, na tarde de ontem (27/05), cobrando que a Prefeitura de Divinópolis realize teste de Covid-19 em todos os servidores do local e faça as adequações necessárias, cumprindo com a obrigação de oferecer condições seguras de trabalho, seja por meio de rodízio de funcionários, home office ou remanejamento dos servidores para um local que permita o distanciamento seguro contra a Covid-19.

A inspeção foi feita pela presidente Luciana Santos, pelo vice-presidente, Wellington Silva, pela diretora de formação sindical, Geise Silva, e pela conselheira, Lucilândia Monteiro. Ainda no ofício enviado à secretária Juliana Coelho, o sindicato alertou que as medidas são necessárias não só para garantir a saúde dos servidores, como também evitar a suspensão do serviço à população, conforme aconteceu, recentemente, no Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC, onde a Prefeitura também não estava cumprindo o distanciamento mínimo seguro entre os servidores.

A presidente do Sintram falou sobre a importância de cumprir os protocolos de segurança, que é obrigação básica do gestão municipal para a devida segurança dos servidores e da população. “Estamos na onda vermelha em Divinópolis há vários dias com mais de 400 óbitos desde o início da pandemia e com notícias, que levam a crer que vamos ter uma terceira onda de Covid-19 no Brasil. Sabemos que a assistência social é essencial, mas situações inadequadas devem ser corrigidas e não justificadas. A Prefeitura tem o dever de oferecer condições seguras, isso é para ontem, estamos aí com mais um ano de pandemia, todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 deveriam estar sendo cumpridos a risca e não precisar de cobranças freqüentes do sindicato. Esperamos que a secretaria tome as providências que solicitamos  o mais rápido possível e garanta condições adequadas de trabalho aos nossos servidores”, disse Luciana.

Em ofício enviado, no dia 29 de abril, ao prefeito, Gleidson Azevedo, e ao secretário de Saúde, Alan Rodrigo, o Sintram solicitou a priorização da vacinação dos servidores da Assistência Social. “Como em ofício anterior, que solicitamos a vacinação dos coveiros, pedimos também que seja priorizado os servidores da Assistência Social, que estão em contato direto com a população, inclusive com visitas domiciliares. Inclusive há relatos de contaminação dos trabalhadores devido à natureza do trabalho.  Há que destacar que esses profissionais, estão trabalhando sem escala de revezamento, o que evidencia a necessidade de incluí-los no grupo prioritário, já que são linha de frente, tendo maior risco de contágio pelo Covid-19”, justificou o sindicato.

Também em ofício à Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o sindicato encaminhou o mesmo pedido de priorização da vacinação. Em reunião no dia 17 de maio com os vereadores Zé Bráz (PV), Israel da Farmácia (PDT) e Lohanna França (CDN), o Secretário Municipal de Saúde, Alan Rodrigo, e os diretores do Sintram, Luciana Santos, Wellington Silva e Geise Silva,  foi garantida essa priorização aos assistentes sociais  e coveiros municipais. “Essa priorização é fundamental, esperamos que o mais breve possível todos os servidores, que prestam atendimento à população e estão ligados a serviços essenciais sejam vacinados. Além disso, como sempre cobramos que seja respeitados todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 nos locais de trabalho”, destacou o vice-presidente, Wellington Silva.

Foto: Sintram