fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • CIS-URG: 1º Simpósio de trauma acontece nos dias 30 e 31 de outubro

CIS-URG: 1º Simpósio de trauma acontece nos dias 30 e 31 de outubro

Image

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realiza nos dias 30 e 31 de outubro, de 8h30 às 17h30, no Imperius Buffet, em Divinópolis, o I Simpósio de Trauma para profissionais do Samu, Corpo de Bombeiros e da rede hospitalar da região oeste.

Vários temas relacionados ao assunto serão abordados por profissionais qualificados, sendo eles: Cinemática e biomecânica do trauma, avaliação e segurança da cena, atualização do PHTLS (PreHospital Trauma Life Support) 9° edição, tempo de cena e desfecho para paciente traumatizado, atualização ATLS (Advanced Trauma Life Support) 10° edição, manejo da hemorragia e uso do ácido tranexânico nos pacientes traumatizados, manejo da via aérea no trauma, restrição de movimento de coluna. Juntando os dois dias do evento, mais de quinhentas pessoas devem participar.

De acordo com o Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT ), a palavra “trauma”, do ponto de vista semântico, vem do grego trauma (plural: traumatos, traumas), cujo significado é “ferida”. 

Entre as causas de trauma, incluem-se os acidentes e a violência, que configuram um conjunto de agravos à saúde, que pode ou não levar a óbito, no qual fazem parte as causas ditas acidentais e as intencionais. Esse conjunto de eventos consta na Classificação Internacional de Doenças – CID, sob denominação de causas externas.