fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Sicoob Divicred agora também faz parte do projeto Programa Agentes de Transformação e Prosperidade Social –

Sicoob Divicred agora também faz parte do projeto Programa Agentes de Transformação e Prosperidade Social –

Image

O Programa Agentes de Transformação e Prosperidade Social é um projeto realizado pelo Sistema OCEMG e Fundação Dom Cabral, em união com cooperativas de Minas Gerais, que visa reconhecer as demandas e oportunidades de apoio ou assessoramento para produção, comercialização da produção e geração de oportunidades de trabalho, renda e prosperidade social nas regiões da atuação das cooperativas.

O Sicoob Divicred aderiu ao projeto para promover mais oportunidades de trabalho, renda, prosperidade social e desenvolvimento para a cidade de Divinópolis. Há mais de 20 anos, a cooperativa nasceu em Divinópolis e foi um marco no desenvolvimento e prosperidade econômico da região. Hoje, com o ATPS a cooperativa espera movimentar a cadeia produtiva da cidade, promover trabalho e renda para centenas de famílias empreendendo com um dos recursos em abundância e que não é tão explorado.

O programa ATPS, vem trabalhar também com o 6º princípio do cooperativismo, a intercooperação, pois o Sicoob Divicred irá atuar em conjunto com o Sicoob Crediverde, de Divinópolis e com o Sicoob Centro-Oeste, de Itaúna para promover mais este projeto. O programa iniciou no dia 11 de agosto de 2020 e vai até o dia 25 de fevereiro de 2021, onde todo mês as cooperativas realizam 2 módulos de cursos e ainda recebem a mentoria da fundação Dom Cabral, com o intuito de colocar em prática todo o aprendizado. As cooperativas atuam na formatação, execução e manutenção do projeto, buscando parceiros e realizando laços para a perenidade do projeto.

No início do programa as cooperativas foram incentivas a realizarem um grupo de foco para levantar as principais dores e demandas do município de atuação. Em Divinópolis foram realizados 2 grupos de foco com as principais lideranças da cidade. Nesta etapa foram levantas temas como turismo, confecção, resíduos e incentivo ao empreendedorismo. Após o grupo de foco e inúmeras reuniões individuais com as lideranças locais, as cooperativas definiram que o tema a ser explorado no projeto terá como foco o tratamento de resíduos considerando que ele é o único que trabalha e facilita as outras demandas levantadas.

Com o propósito de transformar a sociedade através do cooperativismo e da valorização do ser humano, a fim de contribuir para o mundo melhor, a concretização do projeto é para 2030 indo de encontra a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e para alcançá-lo serão realizadas ações anuais. As primeiras foram: o mapeamento de projetos já existentes e a parceria com a ONG Lixo e cidadania, composta pelas principais lideranças da cidade interessadas no tema.

A equipe do projeto é composta por 7 pessoas: Consuelo Melo, Vagner Gualberto e Bianca Reis do Sicoob Divicred; Leno Carlos Gontijo, Bruna Gontijo e Rafael Alonso do Sicoob Crediverde; e Marco Otavio do Sicoob Centro Oeste. Em breve a população de Divinópolis poderá contemplar os resultados deste grande e importante projeto. Aguardem!