Seminário da Construção Civil será realizado em Divinópolis

Postado em 12/11/2018 15:23

 

 

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro-Oeste de Minas (SINDUSCO-CO), em parceria com o Sistema FIEMG, através da Regional Centro-Oeste, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MG) realiza o III Seminário da Construção Civil do Centro-Oeste.

 

O evento acontece nos dias 21 e 22 de novembro, na Sede da FIEMG Regional CO e contará com uma gama de consultores e palestrantes altamente qualificados, que abordarão temas atuais que permeiam o universo da construção civil, como Indústria 4.0, Building Information Modeling (BIM), A Economia Nacional e a Construção Civil – Perspectivas para 2019, além de apresentar ações do SENAI e IEL que contribuem para o aumento da competitividade do setor.

Para o Presidente do SINDUSCON-CO, Eduardo Nunes, o evento é uma oportunidade para empresários, fornecedores e estudantes da área se atualizarem e se prepararem para o próximo ano. “Incentivar os setores estratégicos, como a Construção Civil é um caminho para acelerar a atividade econômica da região e de todo estado; o Seminário é uma oportunidade de conhecer novas técnicas, inovação e tecnologia voltados para a construção e se capacitar com profissionais gabaritados”, afirmou.

 

O Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa, defende que a construção civil temimpacto direto na geração de empregos e, consequentemente, no desenvolvimento econômico e social. “A união das entidades é muito importante para proporcionar esse momento de capacitação para a cadeia da construção civil porque a melhora do cenário no setor tem impacto em diversos outros campos da atividade econômica”, explicou.

 

Os interessados em se inscrever podem procurar o SINDUSCON, pelo telefone (37) 3221-4340. O investimento é R$ 180,00, que pode ser dividido em até 12 vezes e o SINDUSCON-CO vai oferecer desconto de 50% para as empresas associadas.

 

Programação

Dia 21 de Novembro/2018

08h30 – Credenciamento

 

09h00 – Abertura

Eduardo Augusto Nunes Soares – Presidente do SINDUSCON-CO

Teodomiro Diniz Camargos – Presidente do SEBRAE MG

Flávio Roscoe Nogueira – Presidente do Sistema FIEMG

09h30 – Palestra “Economia Nacional e Construção Civil: Desempenho e Perspectivas para 2019”

Palestrante: Ieda Vasconcelos

Economista graduada pela PUC-MG. Mestre em Gestão e Administração pela Universidade FUMEC. Pós-graduada em Gestão de Negócios pela UFMG e pós graduada em Administração Financeira pela PUC-Minas . Assessora econômica do Sinduscon-MG e Economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

10h45 – Coffee Break

11h00 – Palestra “Indústria 4.0: Desafios e Oportunidades”

Palestrante: Ricardo Aloysio e Silva

Especialista em Engenharia de Projetos Industriais, Produção Automobilística, Sistema de Gestão Integrado e Gestão Estratégica de Instituições de Ensino e Tecnologia. Há 19 anos no Sistema FIEMG – SENAI atua como Gerente de Educação para a Indústria e está à frente de programas relacionados à Indústria 4.0, aumento de produtividade e eficiência energética.

12h00 – Intervalo para Almoço

13h30 – Palestra “O que o BIM pode fazer por você agora? “

Palestrante: Eduardo Marques Arantes

Graduado em Engenharia Civil, Mestre em Engenharia de Estruturas, Doutor em Programa de Pós-Graduação em Educação e MBA em BIM (Building Information Modeling); Professor da Escola de Engenharia da UFMG; Desenvolvedor de pesquisas em Gestão da Construção Civil; Coordenador do Laboratório de Ambientes Colaborativos Computacionais (LACC).

14h10 – Palestra “BIM nos Sistemas Prediais”

Palestrante: Mateus Moreira Pontes

Mestre em Teoria da Arquitetura e Urbanismo pela UFMG; Arquiteto pela UFMG, atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projeto arquitetônico, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto arquitetônico, gestão de projetos, sistemas CAD / BIM.

14h40 – Coffee Break

 

15h00 – Aplicações BIM

* Modelagem BIM em Projetos Arquitetônicos

* Construção Virtual – Compatibilização e Gerenciamento na Plataforma BIM

* Como Podemos Aplicar o BIM – Drones, scanners, realidade aumentada, etc.

16h00 – “BIM: O que o SEBRAE pode fazer por você agora?”

Palestrante: Jefferson Dias Santos

Pós Graduado em Gestão de Pequenos Negócios pela FIA/ USP. MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela FGV. Atua como coordenador estadual de projetos Construção Civil do Sebrae no estado de Minas Gerais, e atualmente é o responsável no Sebrae para o desenvolvimento de soluções que possibilitem orientar os pequenos negócios de Minas Gerais na implementação do BIM.

16h20 – Ações SENAI para Construção Civil

Palestrante: Hudson Gonçalves

Graduado em Engenharia Mecânica, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico em Eletromecânica pelo Senai. Supervisor técnico no SENAI, atuando como gestor do setor de Inovação e tecnologia, atendendo a empresas em ensaios laboratoriais, inovações para industriais através de P&D e consultorias para atendimento a normas e regulamentos e processos produtivos. Possuí sólidos conhecimentos em engenharia mecânica, além de experiência e interesse na área de inovação e pesquisa.

16h40 – Ações IEL para Competitividade Industrial

Palestrante: Thadeu Neves

Administrador, pós graduado em Turismo Regional e em Gerenciamento de Projetos, atua há 14 com projetos coletivos de desenvolvimento regional já tendo executado projetos em parceria com Ministérios, secretarias e com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Trabalha no Sistema FIEMG, no Instituto Euvaldo Lodi como coordenador na gerência de projetos para indústria.

17:00 – Perguntas / Debate

17:30- Encerramento

DIA 22/11/2018

 

08h30 – Palestra Desempenho de Edificações Habitacionais NBR 15575 e PBQPH 2018

Palestrante: Roberto Matozinhos

Engenheiro Civil; Consultor e Técnico Executivo da Comissão de Materiais e Tecnologia e da Comissão de Meio Ambiente do Sinduscon-MG; Membro da COMAT/CBIC; Líder do Grupo de Acompanhamento de Normas da COMAT/CBIC; Membro da Equipe de Coordenação do Manual Garantias e da Equipe de Coordenação dos Programas Qualimat e Qualiserv do Sinduscon-MG; Membro do Grupo Gestor da COMAT/CBIC; Membro da Coordenação Geral do Grupo Técnico; Membro da Comissão Nacional do Sistema Nacional de Avaliações Técnicas – SINAT – PBQP-H, representando a CBIC e o Sinduscon-MG.

10h00 – Coffee Break

 

10h15 – Palestra: “Como Especificar Vidros de Controle Solar”

Palestrante: Viviane de Biagio

Arquiteta especialista em especificação de vidros de controle solar da Guardian do Brasil

11h10 – Palestra Tecnologia e Certificações Obrigatórias para Esquadrias de Alumínio

Palestrante: Ronaldo Valadares Castro

Gerente de Mercado – Construção Civil da Empresa Perfil Alumínio do Brasil. Especialista em Marketing e Administrador de Empresas.

12h00 – Intervalo para Almoço

 

13h30 – Palestra Desempenho acústico e térmico para edificações habitacionais-

Palestrante: Jorge Frances Rodrigues

Engenheiro Civil, Palestrante e pesquisador. Perito com registro no IBAPE-GO, Instituto Brasileiro de Perícias de Engenharia de Goiás, matrícula nº 141, atua em projetos e consultoria em isolamento térmico, conforto acústico e proteção passiva de estruturas em condições de incêndio. Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado da Brasil Minérios S/A. Executou mais de 20 ensaios de campo e laboratoriais para atendimento da NBR 15575:13. Membro da Comunidade da Construção de Goiás. Membro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC. Membro da Sociedade Brasileira de Acústica – SOBRAC. Autor de trabalhos científicos em sistemas argamassados a base de agregados leves com função termo acústica.

15h00 – Palestra “Recuperação de Estruturas em concreto Armado’

Palestrante: Eli Antônio de Oliveira

Eng. Civil, Pós-graduado em Recuperação de Estruturas em concreto armado. Diretor da empresa Impermatex

16:00 – Coffee Break 16h15 – Muros de Contenções com blocos Terrae

Palestrante: Luiz Otávio de Pinho Tavares

Formado em engenharia civil, pela escola de Engenharia Kennedy em 1999 e com especialização em geotécnica ambiental pela UFMG em 2005.Trabalha com a comercialização de geossintéticos e soluções geotécnicas desde 2001.

 

17h15 – Impermeabilização

Palestrante: Jorge Luís Marcondes

Químico; Coordenador Técnico Comercial da Empresa: Dryko Impermeabilizantes

18h15 – Encerramento

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Real Time Web Analytics