fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Semas abre chamamento público para ampliar capacidade de atendimento do CadÚnico

Semas abre chamamento público para ampliar capacidade de atendimento do CadÚnico

Image

A Prefeitura de Divinópolis, por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), publicou nesta quarta-feira (5/1)  o Edital de Chamamento Público nº 01/2022 para selecionar organização da sociedade civil interessada em firmar termo de colaboração que tem por objeto a execução em regime de mútua cooperação do Serviço Complementar ao Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais. As propostas serão aceitas até 4 de fevereiro.  

O CadÚnico é o instrumento para identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, que pode ser usado para políticas e programas sociais. Por meio da base de dados, é possível conhecer quem são, onde se encontram e quais são as principais características, necessidades e potencialidades da parcela mais pobre e vulnerável da população.

Como principal ator na gestão do Cadastro Único, o município deve identificar as famílias de baixa renda, cadastrá-las, registrar os dados na base nacional do cadastro, atualizar a informação e analisar possíveis inconsistências. 

O edital tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento atual ao proporcionar a identificação e caracterização das famílias de baixa renda no município. “O serviço complementar irá nos permitir conhecer a realidade socioeconômica das famílias e incluí-las em programas de transferência de renda e outros programas sociais. Além disso, conduzirá ao planejamento e à implementação de políticas públicas específicas que ajudem a reduzir a vulnerabilidade social a que as famílias estão expostas”, disse Leonardo Gomes, gerente de Parcerias.

Os editais podem ser encontrados no site da Prefeitura www.divinopolis.mg.gov.br, clicando no ícone de três barras no canto superior direito da página principal, subitem “Editais de Chamamento Público”, e depois em “Diário Oficial dos Municípios Mineiros”.