fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Secretário de Saúde e Diretor técnico da UPA atualizam dados de Covid 19 em Divinópolis e abordam formas de medicamentos usados durante tratamento

Secretário de Saúde e Diretor técnico da UPA atualizam dados de Covid 19 em Divinópolis e abordam formas de medicamentos usados durante tratamento

Image

O Secretário Municipal de Saúde de Divinópolis, Amarildo Sousa, junto com o diretor do Samu/diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Dr. Marco Aurélio Lobão, atualizaram dados relacionados ao Covid 19, falaram sobre medicamentos usados no tratamento da doença e como funciona a intubação de pacientes, durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (07/07). 

De acordo com o Secretário Amarildo Sousa, a taxa de isolamento em Divinópolis está 36, sendo que o ideal é que fique 50. Ele destacou os óbitos que foram registrados no final de semana, sendo três idosos residentes em Divinópolis. Os óbitos foram de um idoso de 91 anos, outro de 69 anos e uma idosa de 70 anos. “Estamos percebendo aumento nos casos de Covid 19 e isso nos preocupa. Tivemos muitas denúncias de festas, de bares funcionando vendendo bebidas alcoólicas. Tem clubes sociais que anunciaram volta de algumas atividades, sendo que está permitido somente a parte de musculação, aquelas atividades individuais, e mesmo assim, seguindo as orientações e medidas de saúde. Inclusive os fiscais vão visitar os clube, uma vez que não está permitido o funcionamento de atividades coletivas”, afirmou o Secretário.

Já o Dr. Marco Aurélio Lobão, durante pronunciamento, falou sobre o que os profissionais da linha de frente estão vivenciando no dia a dia. “Essa doença Covid 19 surpreendeu a todos. Em Divinópolis, toda estruturação foi feita. Nós estamos na linha de frente vendo óbitos acontecendo constantemente e pedimos para as pessoas respeitarem o isolamento, para que a doença não chegue em algum familiar. Muitos indivíduos têm duvidas sobre o que fazer quando os sintomas surgem. O local adequado do primeiro acesso é a Unidade Básica de Saúde para que depois este paciente possa ser avaliado. Lembrando que a UPA é Unidade de Pronto Atendimento pré-hospitalar e junto a UPA tem o hospital de campanha para dá suporte nos atendimentos”, explicou. 

O diretor ainda acrescentou sobre procedimentos de intubação de pacientes. “Nós temos alguns instrumentos que são usados durante a intubação. O cateter de oxigênio é usado junto com uma máscara facial ligada no tubo de oxigênio. O indivíduo que está contaminado, vai respirar em frequência mais alta, e pode ser que esse vírus saia da máscara, por isso que não pode ter pessoas próximas e no mesmo ambiente do paciente em tratamento. No procedimento de intubação temos que fazer a pressão positiva, ao invés de movimentar o tórax para o ar entrar, temos que dá um remédio relaxante muscular, sedativo, analgésico, para que façamos a intubação e dessa forma consigamos ventilar a pressão que precisamos. Esse é o início de procedimento de intubação de forma manual”, acrescentou.

Durante coletiva o secretário e o diretor ainda falaram sobre tempo que o indivíduo tem para transmitir o vírus. Segundo o diretor, esse tempo depende da resposta imunológica de cada paciente. Além disso, falaram sobre os testes de Covid 19 nas Unidades de Saúde da cidade, o secretário deixou claro, que as Unidades tem os testes, mas os testes serão usados de maneira correta e não como forma de desperdícios. Eles falaram também da parceria com a UFSJ. 

Amarildo Sousa finalizou a coletiva deixando uma mensagem: “Ontem, o Brasil atingiu o segundo lugar de casos confirmados e óbitos de Covid 19. O Brasil está perdendo essa guerra pela ignorância e falta de amor das pessoas a si próprios e amor pelas outras pessoas. As pessoas estão fazendo festas. Se não tomarmos medidas de distanciamento, chegaremos a primeira posição, infelizmente”, finalizou o Secretário de Saúde.

Diretor do Samu/diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Dr. Marco Aurélio Lobão

.

Secretário Municipal de Saúde de Divinópolis, Amarildo Sousa