fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Secretário de Desenvolvimento e Turismo fala sobre planejamento de retomada do comércio em Divinópolis

Secretário de Desenvolvimento e Turismo fala sobre planejamento de retomada do comércio em Divinópolis

Image

Rafael Nogueira, Secretário de Desenvolvimento e Turismo de Divinópolis, durante coletiva na manhã desta sexta-feira (17), detalhou o planejamento de possibilidade de retomada do comércio no município. Ele iniciou a coletiva dizendo que o foco da Prefeitura em primeiro lugar é o compromisso com a vida e em segundo lugar o foco é com a economia, por isso, está havendo esse estudo de planejamento para futuro retorno do comércio.

A base para que esse retorno aconteça segundo ele, são os índices que o Ministério da Saúde está monitorando sobre ocupação de leitos, que consequentemente estão sendo monitorados também pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). “Se o índice cai automaticamente existe a possibilidade do plano ser colocado em prática”, afirmou Rafael Nogueira. 

Ainda durante a coletiva, foi ressaltado que somente no dia 22 de abril que haverá uma nova reunião e se esses índices, principalmente de ocupação de leitos, estiverem dentro da normalidade, haverá sim a reabertura do comércio.

Rafael Nogueira explicou que a possibilidade é que todos os serviços retornem. “O estudo é para que todos os serviços sejam retomados. Existem atividades profissionais; onde o profissional tem que aproximar do cliente, esse fator também está sendo considerado no estudo. Todos temos que seguir as regras, o povo, os comerciantes e demais profissionais, para que o retorno dê certo”, acrescentou.

Sobre a fiscalização, ele disse que a fiscalização nos comércios será maior, porém, a população terá que ajudar tendo consciência.

Quando questionado sobre o Índice de infecção que está acima da média nacional, o secretário respondeu que  este é um índice preocupante, mas não é um índice determinante. “Nesse momento temos vários índices para analisarmos para que a reabertura aconteça”, concluiu.

Sobre o arquivo vazado na internet abordando o estudo de retorno dos serviços em Divinópolis, Rafael Nogueira, disse que esse arquivo não é oficial. Ele informou que o planejamento e organização para que o comércio volte, estão acontecendo e isso será resolvido na reunião do dia 22 de abril. Mais detalhes dessa coletiva no jornal Candidés, canal 13, às 19h.

Foto: Reprodução Instagram