fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Saiba o que funciona e não funciona no período de pandemia do coronavírus

Saiba o que funciona e não funciona no período de pandemia do coronavírus

Na pandemia do Covid-19 no mundo, e especificamente, em Divinópolis, algumas medidas foram tomadas seguindo decretos. De acordo com decreto do Poder Executivo em Divinópolis, serviços essenciais funcionam, seguindo medidas de prevenção, como por exemplo, UPA, postos de saúde, hospitais, supermercados, padarias, mercados, açougues, farmácias, dentre outros.

Comércio:

Seguindo o decreto o comércio de Divinópolis não está funcionando. Neste sábado (28), uma carreata foi feita por parte de alguns empresários que são contra o decreto  da Prefeitura e querem que o comércio volte a funcionar.

Supermercados: 

A Rede ABC, informou que está engajada no sentido de manter sua política dos preços baixos. Apesar disso, informou ainda que alguns setores estão sofrendo altas de preços nos últimos dias, e que por isso, as indústrias aumentaram os valores de diversas categorias, como cereais, Hortifruti, leite, açúcar, óleo de soja e ovos. Nesse sentido, a Rede ABC, informa que está agindo fortemente perante os fornecedores para que consigam segurar o máximo sobre os aumentos de preços. As lojas estão funcionando tomando as medidas necessárias de prevenção do coronavírus.

Supermercados BH, estão funcionando também seguindo as medidas de prevenção. No domingo (29), as seguintes unidades fecharão às 14h:

 

.

As demais unidades irão manter o seu horário de funcionamento habitual de domingo.

O Supermercado Mart Minas em Divinópolis, está aberto neste sábado (28), até 21h. O Mart Minas também redobrou a atenção em relação aos cuidados de higiene.

Sobre os bancos

A Febraban recomenda que os clientes evitem deslocar-se para as agências e devem dá preferência para usar canais digitais, por meio do celular e internet. Desse modo, o cliente pode fazer agendamento e pagamento de contas, consultar saldos, extratos, dentre outros serviços. 

Quando acontecer a retomada das atividades, a princípio, os bancos de acordo com a Febraban, funcionarão em período mínimo de 10h às 14h. Para idosos, gestantes e portadores de deficiência, o atendimento será de 09h às 10h. Os clientes serão informados do novo horário.

Correios:

Os correios adotaram novas medidas preventivas. A empresa passa a realizar a entrega e coleta de malotes para única visita diária. A empresa suspendeu serviços Premium, Marketing Direto e telegrama, bem como pagamento de indenizações por atraso para todos os serviços nacionais e internacionais.

Sobre o TJMG:

O TJMG decidiu suspender, até o dia 30 de abril de 2020, os prazos processuais, as audiências não urgentes e as sessões de julgamento no âmbito da Justiça de primeiro e segundo graus do estado de Minas Gerais.

A medida visa colaborar com a política de diminuição da mobilidade urbana e reduzir o contágio por Coronavírus. Durante o período, a Justiça mineira funcionará em regime de plantão extraordinário, com a suspensão do trabalho presencial de magistrados, servidores, estagiários e colaboradores nas unidades judiciárias, assegurada a manutenção dos serviços essenciais, com escala mínima e em sistema de rodízio. Veja como será o funcionamento do TJMG em http://ow.ly/b0WY50yUvad.

Câmara Municipal:

O presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja (PSD) determinou por meio da portaria CM 058/2020, que servidores públicos tirassem férias coletivas no período de 01 a 30 de abril.

Prefeitura de Divinópolis:

A Prefeitura trabalha no combate ao coronavírus em Divinópolis. A higienização a base de cloro está sendo feita ao longo do dia nos locais como: ponto de ônibus e entradas dos hospitais. Alguns setores estão com escala reduzida e seguindo também as medidas de prevenção.

Em breve novas informações de outros locais.