Publicidade

Saiba como renovar a CNH em Minas Gera depois da Nova Lei de Trânsito

Postado em 19/04/2021 16:46

carteira habilitação

 

Desde o dia 12 de abril, quem vai renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) se beneficia dos novos prazos de validade para o documento de habilitação. Entre outros assuntos, a Lei Ordinária 14071/2020 ampliou a validade da carteira de motorista de 5 para 10 anos para os motoristas até 50 anos. Os condutores entre 50 e 70 anos terão que renovar o documento a cada 5 anos. Já a partir dos 70 anos, será necessário renovar a cada 3 anos.

Segundo o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), mesmo com a Onda Roxa, as clínicas médicas credenciadas pelo Detran-MG para fazer a renovação da CNH estão funcionando, por se tratar de um serviço essencial. A média diária é 8 mil renovações no estado.

Advertisement

Vale lembrar que é preciso agendar o serviço no site do Detran-MG (https://www.detran.mg.gov.br/habilitacao/renovacao-da-cnh-1/solicitar-renovacao-da-cnh). Para condutores de Minas Gerais, este serviço é feito on-line, não sendo preciso ir ao Detran-MG, salvo, quando houver restrição e o sistema indicar para comparecer nas unidades de atendimento. Condutores que possuem CNH de outros Estados, deverão solicitar o serviço presencialmente.

O condutor não poderá escolher o local em que fará o exame, mas poderá escolher data e horário, conforme disponibilidade das clínicas. O agendamento deverá ser feito por meio do número de telefone impresso no Documento de Arrecadação Estadual (DAE). O horário de funcionamento das clínicas é compatível com o atendimento do Detran-MG. A CNH será enviada ao endereço do condutor que consta no sistema do Detran-MG.

O exame toxicológico é exigido para condutores que possuem habilitação nas categorias C, D e E (exercendo ou não atividade remunerada) ou que desejam mudar para uma dessas categorias.

O pedido de renovação da CNH em Minas Gerais pode ser feito, agora, pelo aplicativo oficial do Governo de Minas, o MG app. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS e já tem mais de 1 milhão de downloads.
 
Para solicitar a renovação da CNH pelo aplicativo, o usuário deve acessar a aba “Veículos e Condutores” e clicar em “Solicitar Renovação da CNH”. Em seguida, ele deve informar o CPF, o município residencial e as datas de nascimento e da 1ª habilitação. O aplicativo fará o direcionamento para uma clínica credenciada para realização do exame.

 

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!