Rio Itapecerica: Chuva em Divinópolis deixa moradores em estado de alerta

Postado em 17/01/2016 8:22

A chuva dos últimos dias em Divinópolis está fazendo com que os moradores do município fiquem em estado de alerta. Quem passa pela região do bairro Porto Velho, bairro Niterói, dentre outros pontos da cidade, já percebe que o volume de água do Rio subiu. A Copasa em entrevista para a reportagem do Sistema MPA de Comunicação, garantiu ter um plano emergencial caso o Rio Itapecerica venha a transbordar. Os seguidos dias de chuva fez o nível se elevar como a muito tempo não era visto, fazendo a população relembrar as enchentes de 2012, quando a água invadiu a estação de tratamento do bairro Belvedere e inviabilizando o abastecimento de água na cidade. Outro fato foi em 2008, quando ocorreu a maior enchente das últimas décadas.

.

Segundo o gerente do distrito regional da Copasa em Divinópolis, Ronaldo Lírio Dias, a equipe dele faz a medição do nível do Rio para monitorar a capitação de água em referência a estação de tratamento (bairro Belvedere). Para este trabalho, o nível está normal para a época de chuvas, não há alteração na capitação de água. Ele garantiu haver plano de segurança estabelecido após os acontecimentos de 2012.

.

Em Carmo da Mata, por exemplo, através de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura informou que represas próximas aos afluentes arrebentaram na tarde de ontem (16) devido o grande volume de chuvas que caiu nas últimas horas. O risco de transbordamento por parte dos mananciais é muito provável. Como o município não possui defesa civil, a prefeitura pede que, caso ocorra evidências de invasão da água em residências, que repasse as informações para a Polícia Militar ou através da página da Prefeitura no Facebook. 

.

Nas redes sociais já circulam imagens da ponte de Carmo do Cajuru com a água já transbordada impedindo a passagem dos motoristas. Vale ressaltar que em casos de enchentes, caso não tenha como deixar de morar no local de enchente, construa a casa acima do maior nível já registrado de enchentes e inundações e reforce as fundações. Verifique marcas em paredes das casas, pergunte a vizinhos e consulte órgãos públicos. Caso não seja possível reforçar as fundações, eleve o máximo possível durante a construção os locais para colocar o forno e o fogão elétricos, o painel elétrico e aquecedores, uma vez que, quando há inundações, eles podem entrar em curto.

.

Converse também com as lideranças de sua comunidade para que se verifique junto aos órgãos públicos se existem projetos para construção de barragens, açudes que impeçam inundações em seu bairro. Verifique, da mesma forma, se a manutenção e a limpeza dos sistemas de drenagem existentes foram feitas no período de seca.

.

NÍVEL DO RIO ITAPECERICA ACIMA DO NORMAL

.

Sem título

Foto: Reprodução Facebook

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com