fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Representante da empresa Biostec, ligada a Via Solo se reúne com poder executivo de Divinópolis e pode assumir a coleta de lixo na cidade

Representante da empresa Biostec, ligada a Via Solo se reúne com poder executivo de Divinópolis e pode assumir a coleta de lixo na cidade

O gestor de contratos da empresa Via Solo está em Divinópolis e carrega a documentação a ser apresentada à prefeitura para então, decidir se a empresa terceirizada Biostec Soluções Ambientais assume oficialmente os serviços de coleta de lixo na cidade. A definição deve acontecer ainda hoje (3). 

Uma sequência de acontecimentos envolvendo a coleta de lixo de Divinópolis levou a prefeitura a divulgar a rescisão do contrato com a Arbor e a convocação da segunda colocada na licitação, realizada no ano de 2015. 

Após a empresa Arbor enfrentar uma crise junto aos próprios funcionários, onde eles fizeram paralisação por melhorias nas condições de trabalho e também salários. Durante o período de manifestação deixaram de coletar 70% dos resíduos sólidos e  a funcionalidade da coleta deixou de existir. 

Mesmo com uma força tarefa realizada pela prefeitura, não foi possível coletar o material acumulado e voltar a atender os bairros e a zona rural, conforme era feito até a paralisação dos funcionários. A população ainda não ajudou, colocando o lixo nas ruas mesmo não sendo os dias de coleta. Atualmente, não há um cronograma do serviço de coleta de lixo no município. 

No último dia 31, o prefeito Galileu Machado disse à imprensa presente na sede administrativa, que a empresa que foi a segunda colocada na mesma licitação poderia assumir os serviços. A expectativa é que aconteça hoje, pois houve a publicação oficial da rescisão.